VEEP e Kamala Harris: o que a série e a possível candidata à presidência dos EUA têm em comum?

Série da HBO foi colocada nos holofotes com mudança no quadro eleitoral

Julia Louis-Dreyfus é Selina Meyer, na série VEEP. Divulgação/HBO.
Julia Louis-Dreyfus é Selina Meyer, na série VEEP. Divulgação/HBO.

O ditado é conhecido: a arte imita a vida. Mas, às vezes, o sujeito se inverte, e a vida acaba por imitar a arte. Será? Muito se fala sobre as coincidências entre a série The Simpsons e alguns acontecimentos da vida cotidiana, por exemplo. A bola da vez, no entanto, são as comparações entre a série VEEP, produzido pela HBO, e a possível candidata à presidência dos EUA, Kamala Harris.

O que é a série VEEP

Criada em 2012 pelo cineasta Armando Iannucci, e baseada no filme Conversa Truncada, a série de humor acompanha a vida de Selina Meyer, vice-presidente dos Estados Unidos, que tem apenas um sonho: se tornar presidente do país mais influente do mundo.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Afundada em uma agenda de compromissos, que abarca os mais variados tipos dentro da vida de politicagens da personagens, VEEP tenta conciliar sua vida pública com a particular, tudo com o objetivo de atingir sua verdadeira meta; cargo para o qual acredita, veemente, estar capacitada.

Dessa forma, acompanhada de sua equipe de comunicação, trabalha junto de figuras das mais diferentes competências para o alto cargo que ocupam dentro do governo.

Últimas em Mercado financeiro

A vice tenta, a todo custo, controlar sua imagem dentro da mídia; afinal, a opinião pública a alçará ao cargo desejado. Mas sua índole e equipe atrapalham – e muito – esta árdua missão.

A crítica política

Durante sete primorosas temporadas, VEEP, da HBO, se ocupa em ser uma crítica satírica ao sistema político estadunidense.

Usada como massa de manobra dentro de um governo democrata, mas ainda muito conservador, a vice tem pouco contato com decisões governamentais relevantes, além de não ter contato com o próprio presidente, e a série sabe explorar isto, tornando-a o centro de diálogos ácidos e mote de risadas bem calculadas.

No entanto, tudo muda para Selina quando, na terceira temporada, o presidente decide não concorrer novamente para o cargo. A senadora vai à corrida presidencial com força total e tenta o grande feito inédito. Alguma semelhança com a realidade?

Kamala Harris e Selina Meyer

Com a desistência de Joe Biden para a corrida presidencial nos EUA, e a grande probabilidade de Kamala Harris como nome concorrente do lado democrata, a comparação tornou-se inevitável: seria Harris a Selina da realidade?

Alguns cortes sem contexto de discursos da vice-presidente Harris tem sido postos ao lado de esquetes nonsense da personagem fictícia, que, durante toda a produção da HBO, lança atrocidades políticas com que ultrapassam o limite do absurdo discursivo e opinativo.

Mas, será que a comparação é justa? Será que, por mais de uma vez, a vida realmente imitou a arte? Para Armando Iannucci, a resposta é simples e direta: não.

Em artigo publicado no New York Times, Iannucci mostrou-se preocupado diante da onda de comparações entre Kamala e Harris.

“O que me preocupa é que a política tenha se tornado um entretenimento que a primeira coisa que fazemos para que tudo faça sentido seja compará-la com uma sitcom […]. Esse são eventos e acontecimentos reais, não ficções melodramáticas, que têm um impacto real em nossas vidas.”, declarou o cineasta.

Não dá para negar as similaridades entre a série, seus personagens e o momento em que vivemos. Mas, assim como Iannucci afirma, é importante lembrarmos que a política, apesar das brincadeiras eventuais, deve ser levada com seriedade e respeito, tanto pelos candidatos quanto pela população, pois é um ambiente com consequências diretas em nossa vida.

“Mais realidade será necessária nos meses que virão, […] essas são pessoas que determinam o caos de verdades e mentiras que os empurram para conseguir nossa atenção, o que significa que a eleição que está por vir pode se tornar uma escolha entre duas versões da realidade, que competirão entre si […], finaliza o criador de VEEP.

A série vale o tempo despendido, pois cria boas risadas, através de um roteiro divertido, engraçado e dinâmico. E os memes, apesar de embelezarem a nossa realidade, com o humor rápido e pontual da internet, são apenas isso, memes.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS