Santander diz que Americanas ‘não atua de boa-fé e tenta, a todo custo, obstruir a busca e apreensão’ de e-mails

Banco conseguiu autorização para busca e apreensão de e-mails, mas narra dificuldade na execução de diligências

Foto: Leo Martins/Agencia O Globo
Foto: Leo Martins/Agencia O Globo

Em documento protocolado na sexta-feira (10), advogados do Santander acusam a Americanas de oferecer “grande resistência” a diligências de busca e apreensão de e-mails de executivos e outros funcionários da varejista nos últimos dez anos autorizadas pela Justiça. Na manifestação apresentada à Justiça de São Paulo, a instituição financeira chega a dizer que a Americanas “não atua de boa-fé e tenta, a todo custo, obstruir o andamento da busca e apreensão”.

O Santander conseguiu na Justiça autorização para busca e apreensão de mensagens de correio eletrônico trocadas por diretores, membros do conselho de administração e funcionários do setor contábil.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

No documento, o Santander narra dificuldades que – segundo o banco – foram enfrentadas numa diligência realizada na quinta-feira (9), em instalações da Americanas. “Apenas para exemplificar, apesar de a diligência estar agendada para iniciar às 8h da manhã, o funcionário da Americanas responsável por permitir acesso do perito ao servidor só chegou ao local após as 10h15min, com mais de 2 (duas) horas de atraso – e após alertas dos Oficiais de Justiça e da própria juíza deprecada sobre o descumprimento perpetrado pela requerida [Americanas]. Além disso, o […] perito solicitou, ainda pela manhã, acesso direto (por cabo) à rede de internet da Americanas para agilizar o procedimento de busca e apreensão, o que só foi atendido, após grande resistência, às 15h30min – sendo o acesso efetivado às 15h50min. Ou seja, aprox. 8h (oito horas) da diligência foram prejudicadas pela conduta maliciosa da Requerida [Americanas]”, relatam os advogados do banco.

A manifestação apresentada na semana passada informava que seriam realizadas diligências na sexta-feira (10), no sábado (11), no domingo (12) e na segunda-feira (13).

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS