Grupo Mateus (GMAT3) tem aumento de 49% no lucro no 4T22 em mais um ano de recordes

A companhia diz que 2022 foi mais um ano de recordes e pela primeira vez a receita bruta ultrapassou os R$ 20 bi

Loja do Grupo Mateus (GMAT3). Foto: Divulgação
Loja do Grupo Mateus (GMAT3). Foto: Divulgação

O Grupo Mateus registrou lucro líquido de R$ 310,6 milhões no quarto trimestre de 2022, alta de 49,3% ante igual período de 2021. No consolidado do ano, o lucro ficou 38,5% acima do reportado no ano anterior, totalizando R$ 1,06 bilhão.

A receita líquida da rede de varejo alimentar somou R$ 6,06 bilhões de outubro a dezembro, crescimento de 36,6% na base anual. Entre janeiro e dezembro, as receitas líquidas somaram R$ 21,76 bilhões, alta de 37% ante os 12 meses de 2021.

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O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) chegou a R$ 510,24 milhões nos últimos três meses do ano passado, 56,3% acima do observado um ano antes. O Ebitda anual, por sua vez, cresceu 44%, para R$ 1,69 bilhão.

Ano de recordes

A companhia diz que 2022 foi mais um ano de recordes para o Grupo Mateus. Pela primeira vez, a receita bruta ultrapassou a marca dos R$ 20 bilhões, atingindo R$ 24,5 bilhões, enquanto expandiu sua presença para cinco novos estados, sendo eles Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas e Paraíba.

“Esses primeiros meses de operação na Regional Nordeste comprovaram a assertividade da nossa estratégia e nos deram ainda mais empenho para colocar em prática o plano que temos para essa região”, diz o diretor-presidente da companhia, Jesuino Martins, no release de resultados.

Ele acrescenta que, durante o quarto trimestre, o Grupo Mateus evoluiu na otimização da gestão do capital de giro da companhia e começou a sentir os benefícios destas medidas. “Tivemos uma boa redução nos dias de estoque e uma melhora no prazo de pagamento dos fornecedores, ocasionando uma forte geração de caixa operacional no período”, afirma.

Investimentos

No quarto trimestre, os investimentos em ativos fixos da varejista totalizaram R$ 142 milhões, 70,9% a menos que no quarto trimestre de 2021. A redução deve-se, principalmente, à estratégia adotada pela companhia de trabalhar com operações de “built to suit” durante 2022.

Os investimentos do ano totalizaram R$ 868 milhões, uma redução de 39,4% em relação ao reportado no exercício anterior. “É válido ressaltar que, em 2021, o Grupo realizou uma série de adiantamentos a fornecedores, já antecipando parte do investimento que seria realizado em 2022”, ressalta a companhia.

Inaugurações

A varejista destacou que realizou 31 inaugurações no ano, sendo 16 atacarejos, 9 varejos e 6 eletros, encerrando o ano com 232 lojas em operação. Em 2023, o Grupo diz que continuará trabalhando em seu forte plano de expansão, com o foco direcionado para a abertura de atacarejos na Regional Nordeste.

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