Vitória de Lula é positiva por causa de Fies e Prouni, diz associação de faculdades particulares

Presidente de associação de faculdades particulares diz que Fies deve ter mensalidade dividida entre governo, aluno e instituição

Lula discursa após vitória nas eleições (Imagem: Pedro Knoth/ Inteligência Financeira)
Lula discursa após vitória nas eleições (Imagem: Pedro Knoth/ Inteligência Financeira)

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidência da República foi positiva para o setor de ensino superior. “Entre os dois candidatos, o do PT foi o que se posicionou publicamente a favor do Fies e Prouni. Portanto, saudamos com alegria sua vitória para aumentar a oferta de instrumentos que dão mais acesso aos alunos carentes”, disse Celso Niskier, presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).

Segundo Niskier, um dos caminhos para o Fies, financiamento estudantil do governo federal, ser viável é que o programa seja tripartite, ou seja, com o custo da mensalidade dividido entre governo, aluno e instituição de ensino.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em relação ao ProUni, programa em que ofertam bolsas de estudo a alunos carentes em troca de isenção fiscal às instituições de ensino, a sugestão da entidade apresentada a Lula e ao atual presidente Jair Bolsonaro é a retomada do ProES, um programa em que a faculdade conceda bolsas em troca de redução de dívida.

Nas projeções da Abmes, se o programa for adotado em sua totalidade, será possível criar 300 bolsas por ano. O presidente da Abmes está em Portugal, participando de uma delegação de instituições de ensino brasileiras que estão visitando universidades no país.

Últimas em Política

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Eleições 2022


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS