Novo premiê britânico terá como desafio recuperar a credibilidade do país; Sunak é o favorito
Existe também a esperança de que o atual Ministro das Finanças, Jeremy Hunt, continue no cargo
A renúncia de Liz Truss do cargo de primeira-ministra do Reino Unido acalmou os mercados, que veem agora o fim definitivo dos planos econômicos que desequilibraram a economia britânica nos últimos dias, porém traz preocupações sobre qual será o futuro do país.
Muitos analistas dizem que o sucessor de Truss deve ser Rishi Sunak, que disputou com a premiê o cargo de líder do partido nas eleições do Partido Conservador em setembro deste ano. Existe também a esperança de que o atual Ministro das Finanças, Jeremy Hunt, continue no cargo.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“Com toda a probabilidade [o ex-chefe do Tesouro do Reino Unido] Rishi [Sunak] está pronto para intervir, e com Hunt alinhado com ele, podemos esperar uma abordagem muito diferente, mas com mais probabilidade de agradar aos mercados”, diz Samuel Grant, analista da IG Group.
A renúncia de Truss marca o fim de um “período bastante caótico” de governo, mas que deve ser seguido de uma época de mais estabilidade, diz Dan Boardman-Weston, executivo-chefe e diretor de investimentos da BRI Wealth Management.
Últimas em Política
“O país e os mercados precisam de certeza, estabilidade e confiança durante esses tempos de alta incerteza”, diz ele em nota. “Esperamos que o Partido Conservador possa se unir em torno de um candidato unificador e o governo possa voltar a se concentrar em como navegar nesses tempos turbulentos”, diz ele.
Segundo o economista-chefe da Capital Economics, Paul Dales, os mercados já estão precificando o governo Truss e que o novo primeiro-ministro terá que fazer mais para recuperar a confiança total dos mercados financeiros.
“A renúncia de Truss é um passo que precisava acontecer para o governo do Reino Unido avançar no caminho para restaurar a credibilidade”, diz Dales. “Mas é preciso fazer mais e o novo primeiro-ministro e seu ministro das Finanças têm uma grande tarefa de conduzir a economia através da crise do custo de vida, da crise dos custos dos empréstimos e da crise do custo da credibilidade”.
O analista do IG, Chris Beauchamp, diz que se Rishi Sunak for escolhido como próximo primeiro-ministro, “podemos esperar uma abordagem muito diferente, mas com maior probabilidade de agradar aos mercados”, diz.