Secretário dos EUA diz na ONU que Rússia busca “pretexto” para invadir a Ucrânia

Anthony Blinken reiterou o alerta de que Moscou estaria pronta para lançar um ataque nos próximos dias

Vista do Palácio do Kremlin, sede do governo russo, em Moscou (Foto: Pexels)
Vista do Palácio do Kremlin, sede do governo russo, em Moscou (Foto: Pexels)

Em um dos dias mais tensos desde o acirramento da crise que envolve Rússia e Ucrânia, o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, disse nesta quinta-feira, sem dar detalhes, que Moscou busca um “pretexto” para lançar um ataque e que esta ação poderia incluir “um ataque falso ou real com o uso de armas químicas”.

Falando numa reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a tensão na Europa, Blinken disse ter enviado horas antes uma carta ao ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, propondo uma reunião pessoalmente na Europa na próxima semana.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Blinken reiterou declarações feitas pouco antes pelo presidente americano, Joe Biden, que a Rússia estaria pronta para lançar uma invasão à Ucrânia nos próximos dias e disse que vai pedir a Moscou uma declaração clara de que não vai lançar um ataque.

“Não estamos aqui para criar uma guerra, mas para evitá-la”, afirmou Blinken, acrescentando que o “único caminho” para resolver a crise é o diplomático.

Últimas em Política

Com Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Internacional


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS