Putin diz que ‘países hostis’ terão de pagar por gás russo em rublos

A medida é uma resposta às sanções econômicas impostas a Moscou pela guerra na Ucrânia

O presidente russo Vladimir Putin em Moscou (Foto: Sputnik/Alexey Nikolsky/Kremlin via REUTERS)
O presidente russo Vladimir Putin em Moscou (Foto: Sputnik/Alexey Nikolsky/Kremlin via REUTERS)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira que começará a vender gás natural para países considerados “hostis” em rublos. A medida é uma resposta às sanções econômicas impostas a Moscou pela guerra na Ucrânia.

A nova determinação de Putin foi anunciada durante uma reunião do governo, segundo uma transcrição do encontro divulgada no site do Kremlin. EUA, Reino Unido e os integrantes da União Europeia (UE) fazem parte da lista de “países hostis” de Moscou. O Brasil não está na relação.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Putin ordenou que o Banco Central da Rússia desenvolva em uma semana um mecanismo para que as importações do gás natural do país sejam realizadas em rublos. A estatal Gazprom deve ser orientada a realizar mudanças nos contratos correspondentes para atender à decisão.

“Ao mesmo tempo, quero enfatizar que a Rússia definitivamente continuará fornecendo gás natural de acordo com os volumes e os preços estabelecidos nos contratos existentes”, disse Putin.

Últimas em Política

Segundo o líder russo, a medida foi tomada porque a Ocidente de congelar ativos do país no exterior minou a confiança do Kremlin nas moedas estrangeiras.

 

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS