Lula confirma Macaé Evaristo para comandar Ministério dos Direitos Humanos
Deputada estadual eleita pelo PT em Minas Gerais substituirá Silvio Almeida, demitido após denúncias de assédio sexual em que uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta segunda-feira Macaé Evaristo (PT-MG) para o comando do Ministério dos Direitos Humanos.
Agora, ela substituirá Silvio Almeida, demitido na última sexta-feira (6). Ao passo que, Almeida saiu após denúncias de assédio sexual em que uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, disse Lula.
Lula proferiu a mensagem no próprio Instagram, acompanhado de uma fotografia sua ao lado da nova ministra.
Últimas em Política
Lula e Macaé se reuniram na manhã de hoje no Palácio da Alvorada. Então, o encontro aconteceu sem que a Secretaria de Comunicação Social (Secom) registrasse a reunião na agenda presidencial.
Defensora dos direitos sociais
A escolha também atende demanda do PT de Minas Gerais para ocupar uma cadeira na Esplanada. O único mineiro no primeiro escalão é o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do PSD.
Macaé se apresenta em seu perfil, nas redes sociais, como defensora da educação pública de qualidade e dos direitos sociais. A deputada conta com o apoio da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e da secretária de Finanças do PT, Gleide Andrade, de quem é próxima.
Até o momento, o Ministério de Direitos Humanos está sob o comando de Esther Dweck. Ela acumula também a cadeira de ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Um dos motivos para a escolha de Esther Dweck, ainda que de forma interina, é que a secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Rita Cristina de Oliveira, decidiu acompanhar Silvio Almeida e também deixou o cargo.
Quem é a nova ministra Macaé Evaristo?
Macaé Evaristo é deputada estadual pelo PT de Minas Gerais desde 2022. Antes disso, ela ocupou o cargo de vereadora na capital Belo Horizonte.
Filiada ao Partido dos Trabalhadores, ela é professora desde os 19 anos, graduada em Serviço Social, mestre e doutoranda em educação. A deputada é conhecida também por ser prima de Maria da Conceição Evaristo, linguista e escritora afro-brasileiro.
Segundo seu gabinete, ela foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal de Educação em Belo Horizonte (de 2005 a 2012).
Além disso, também foi a primeira secretária Estadual de Educação negra de Minas Gerais, de 2015 a 2018, na gestão do ex-governador Fernando Pimentel.
Trabalho na educação
Macaé foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação entre 2013 e 2014,.
Na pasta, ela coordenou programas como a implantação de Escolas Indígenas, a Escola Integral em Minas Gerais, a Escola Integrada em BH. Bem com, ela implantou em Minas as cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior.
“Tem orgulho de sua ancestralidade e pretende seguir lutando contra o racismo estrutural e a favor de políticas públicas voltadas à diversidade e à inclusão das mulheres e das minorias”, afirma trecho de sua biografia no site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Com informações do Valor Econômico