Lula: Governo precisa controlar preços de energia e combustível para controlar inflação

Petista voltou a criticar gestão da Petrobras e política de desinvestimentos da companhia

Foto: Reprodução/Twitter/@ricardostuckert
Foto: Reprodução/Twitter/@ricardostuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou hoje que o controle da inflação passa pelo controle de preços administrados pelo governo, como energia e combustíveis. Durante entrevista à Rádio Jangadeiro, no Ceará, o petista disse ainda que parte do lucro da Petrobras “distribuído sobretudo a acionistas minoritários em Nova York” deve ser reinvestido pela empresa em aumento da capacidade de refino.

“A inflação se controla com previsibilidade e credibilidade. Não temos uma inflação de consumo, 50% são pelos preços administrados pelo governo, preços que o governo poderia controlar e não está controlando”, disse.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Lula criticou a suspensão da construção de refinarias no Ceará e no Maranhão, ocorrida durante o governo do presidente Jair Bolsonaro. Além disso, disse que os preços dos combustíveis precisam ser “abrasileirados” porque o país é autossuficiente. “Quando fatiaram a BR Distribuidora, disseram que iria ter mais concorrência. Hoje temos 392 empresas importando gasolina e vendendo a preço internacional”, afirmou.

O petista também defendeu a exploração do pré-sal. “No mundo que vivemos, o petróleo ainda faz parte da matriz energética e é barata a exploração”, disse.

Últimas em Política

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Eleições 2022


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS