Eleição nos Estados Unidos: Kamala e Trump empatam em todos os estados decisivos
Eleição nos Estados Unidos segue indefinida porque nos estados sem inclinação democrata ou republicana a diferença é pequena
Os candidatos Kamala Harris e Donald Trump disputam voto a voto os estados-pêndulo. Esses são estados que não têm preferência tradicional a um ou outro candidato e portanto são mais decisivos na eleição nos Estados Unidos.
Pesquisa publicada neste domingo (3) pelo jornal The New York Times em parceria com o Siena College, Kamala aparece ligeiramente à frente em Nevada, Carolina do Norte e Wisconsin. Trump lidera no Arizona. Eles aparecem empatados em Michigan, Geórgia e Pensilvânia.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Assim, os resultados nos sete estados estão dentro ou muito próximos da margem de erro amostral. A margem é de 3,5 pontos percentuais. E isso significa que não há nenhuma liderança definitiva.
Há décadas as pesquisas eleitorais não mostram os Estados Unidos enfrentando uma corrida presidencial acirrada em tantos estados.
Últimas em Política
Dessa forma, esse cenário significa que o resultado permanece altamente incerto à medida que a campanha entra em sua etapa final.
Assim, ambos os partidos têm concentrado esforços nos últimos dias de campanha nos sete estados-pêndulo.
Pesquisa sobre eleição nos Estados Unidos
A pesquisa Times/Siena, conduzida por telefone, ocorreu enquanto mais de 70 milhões de americanos já votaram, de acordo com o Laboratório Eleitoral da Universidade da Flórida.
Assim, cerca de 40% dos entrevistados nos sete estados disseram que já votaram. Dentro desse recorte Kamala vence por margem de oito pontos percentuais. Então, Trump tem vantagem entre os eleitores que dizem que são altamente propensos a votar. Mas ainda não votaram.
O último dia de votação para escolher o próximo presidente dos EUA será na próxima terça-feira (5).
Com informações do Valor Econômico