Chance de vitória de Lula no 2º turno é de 86%, segundo agregador do JOTA

No agregador de pesquisas do JOTA, Lula tem 51,6% dos votos válidos e Bolsonaro 48,4%

Foto: Adriano Machado y Ueslei Marcelino/Reuters
Foto: Adriano Machado y Ueslei Marcelino/Reuters

A partir da medida de diversas pesquisas eleitorais, o agregador de pesquisas do JOTA calcula que a chance de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhar as eleições no domingo, data do segundo turno, é de 86,14%.

Na live do GPS Eleitoral, apresentada no sábado pelo JOTA em parceria com a Inteligência Financeira, o analista de dados do portal em Brasília, Daniel Marcelino, afirmou que as chances de vitória do candidato do PT aumentaram nesta semana, à medida em que as eleições se aproximam do fim e o eleitor vai definindo seu voto. “Há uma probabilidade muito alta de Lula vencer essa eleição, de cerca de 86%”, disse Marcelino.

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JOTA: Lula tem 51,6% e Bolsonaro 48,4%

No agregador de pesquisa do JOTA, Lula tem 51,6% dos votos válidos nas eleições, enquanto Jair Bolsonaro (PL), seu adversário, possui 48,4%. Marcelino comenta que os resultados do agregador estão em estabilidade há cerca de três semanas, mas se estreitaram conforme a aproximação do pleito, com Lula oscilando para cima e para baixo de 52%, enquanto Bolsonaro variou positiva e negativamente em torno de 48%.

“No agregador, costumamos arrendondar os números das pesquisas, porque nem todas são tão precisas”, disse Marcelino. “Vemos uma diferença entre os candidatos de cerca de 3,2%. É normal isso, porque o eleitor se decide muito na última hora — vemos isso nos próprios números do agregador. Temos cerca de 3,6% dos eleitores que se dizem indecisos ainda hoje”, acrescentou.

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O analista de dados do JOTA destaca que o percentual de eleitores indecisos é um pouco maior que a vantagem de Lula para Bolsonaro. “Isso pode efetivamente mudar o resultado, mas não é geralmente o que acontece. Esses eleitores tendem a se distribuir entre os candidatos, ou não comparecer às urnas.”

O agregador do JOTA reúne dados de diversas pesquisas feitas por institutos e empresas.

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