Agenda da semana: 100 dias de Lula, viagem à China e indicadores de inflação mundo afora
China, Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Espanha divulgam seus dados de inflação referente ao mês de março
A semana que entra terá dois protagonistas. O presidente Lula e a inflação. O mandatário vai completar 100 dias de governo nesta segunda-feira (10) e no dia seguinte viaja para a China em viagem adiada, já a inflação aparecerá ao longo da semana com dados oficiais de diversos países mundo afora.
Antes de entrar nos principais assuntos, vale lembrar que o mercado irá repercutir somente nesta segunda-feira os dados do mercado de trabalho americano divulgados na sexta-feira (7), que mostrou a abertura de 236 mil novas vagas, desemprego em 3,6% e confirmou a tendência de desaceleração da economia.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Lula III, 100 dias
Em seus primeiros 100 dias do terceiro mandado, Lula se orgulha de ter retomado seus principais programas sociais e elevado o orçamento para o Minha Casa, Minha Vida.
Nesta segunda-feira (10), dia que alcança o marco dos 100 dias, Lula fará uma apresentação de seus principais feitos no período.
Em café com jornalistas na última quinta-feira (6), Lula afirmou que agora vislumbra a estabilidade da economia, como prioridade, cumprimento de metas, credibilidade, estabilidade e previsibilidade.
Sobre os substitutos dos ministros Ricardo Lewandowsky e Rosa Weber, no STF, que se aposentam neste ano, Lula disse ainda que não escolheu os nomes e nem tem compromisso com a indicação de alguém.
Lula viaja
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China ocorrerá a partir do dia 11, com a partida para o gigante asiático. No dia 12, a comitiva chega à China para ter, nos dias 13 a 15 reuniões e encontros oficiais.
A agenda começará em Xangai e seguirá para Pequim, onde Lula se encontrará com o presidente, XI Jinping e o primeiro-ministro, Li Qiang. A expectativa é pela assinatura de diversos acordos bilaterais e conversas sobre a formação de uma coalizão para negociar a paz na Ucrânia.
No dia 15, Lula voa da China para o emirado de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde se encontra com o emir e outras autoridades locais.
Semana da inflação
A matéria assinada por Raphael Coraccini e Leonardo Guimarães traz um guia completo sobre as datas das divulgações e as expectativas do mercado para os dados de inflação a serem divulgados na semana.
Mas para resumir, segunda-feira à noite, China, terça-feira de manhã, Brasil, quarta-feira, Estados Unidos e na sexta-feira, França e Espanha.
Agenda da semana
segunda, 10 de abril
Feriado bancário de Páscoa em toda a Europa além de Hong Kong, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália.
Inflação ao consumidor (IPC) e ao produtor (IPP) na China de março que será divulgada à noite.
No Brasil, terá inflação pelo IGP-DI, além da produção de veículos a ser divulgada pela Anfavea, às 9h.
Terça, 11
Brasil – IPCA de março e anual, às 9h.
Europa divulga vendas no varejo de fevereiro e no acumulado de 12 meses.
Quarta, 12
Estados Unidos – IPC de março, anual e seus respectivos núcleos.
Brasil – vendas no varejo de janeiro e anual.
Índia também divulga sua inflação ao consumidor de março e anual.
Estados Unidos também divulga seu relatório de produção, vendas e estoque de petróleo e seus derivados.
Quinta, 13
Reino Unido – PIB de fevereiro
Alemanha – IPC de março
Portugal – IPC de março
Estados Unidos – IPP de março, anual e seus núcleos
Sexta, 14
Feriado na Índia – Dia de Dr. Baba Saheb Ambedkar Jayanti
França – IPC março e 12 meses
Espanha – IPC de março de do acumulado de 12 meses
Argentina – IPC de março e 12 meses, com projeção de 103% no acumulado do ano
Estados Unidos – Vendas no Varejo de março, 12 meses e seus núcleos