Itaú cita ‘surpresas positivas’ e indica revisão para cima do PIB em 2024
Mercado de trabalho resiliente e aumento da renda estão entre os destaques
O PIB do Brasil deve fechar 2024 com crescimento acima de 3,2%. Pelo menos esta é a indicação do Itaú Unibanco. Em relatório assinado pelas economistas Natalia Cotarelli e Marina Garrido, o banco cita surpresas positivas com o desempenho da atividade no 3º trimestre de 2024.
Divulgado mais cedo pelo IBGE, o PIB avançou 0,9% no período na comparação com o 2º trimestre. Enquanto o Itaú estimava expansão de 0,6%.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“Do lado da oferta, a principal surpresa foi no setor de serviços, com outros serviços e serviços financeiros registrando crescimento mais forte que o esperado”, apontam as economistas do banco.
“(Já) Do lado da demanda, as principais surpresas em relação à nossa projeção foram o consumo das famílias. Sustentado por um mercado de trabalho resiliente e pelo aumento da renda. Bem como por um ambiente positivo para o crédito com queda nas taxas de juros e investimentos”, acrescentam.
Últimas em PIB
Então, para o 4º trimestre, o Itaú prevê uma atividade menos aquecida. Contudo, as economistas antecipam que o banco deve melhorar a estimativa de alta do PIB em 2024.
“Nosso tracking preliminar do 4T24 aponta para alguma desaceleração da economia. Entretanto, para o ano fechado, devemos revisar a nossa estimativa de 3,2% para cima”, escrevem Natalia Cotarelli e Marina Garrido.