O que são dividendos?
Você recebe essa remuneração quando a empresa decide distribuir os lucros com os acionistas
Aqui na IF a gente sempre fala sobre dividendos. Mas o que é isso? Como o nome diz, é quando uma empresa divide uma parte dos lucros com os acionistas.
Dando um exemplo: imagine que eu abra a lanchonete Diogo Burguer. Para conseguir montar o meu negócio, eu capto investimentos. Aí eu começo a fazer sucesso e vou abrindo novas filias por São Paulo e pelo Brasil. Chega uma hora que, se eu abrir mais lojas, vou competir comigo mesmo. Mas eu continuo vendendo muitos xis-saladas, xis-bacons e porções de batata frita, e tendo lucro.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Então, eu decido dar uma recompensa para quem investiu em mim. Isso é o dividendo.
Mudando de assunto: alguém tem um xis-bacon sobrando aí, produção?
Saiba mais sobre esse assunto aqui na Inteligência Financeira:
Montar uma carteira de investimentos para aproveitar a agenda de dividendos
Você recebe muitos dividendos das ações nas quais investe? E os fundos de investimento imobiliário tão te garantindo um bom lucro? Afinal, pra quem investe pensando em dividendos, o que vale mais a pena: ter ações ou fundos imobiliários em carteira? Como organizar uma agenda?
Quem responde a essas perguntas é Nícolas Merola, analista CNPI especializado em Ações e Fundos na Inv. Publicações, em entrevista a Anne Dias, editora-executiva da IF. Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade Veiga de Almeida, tem MBA pelo IBEC/INPG, além de atuar na VocêGestor.
Merola responde às seguintes perguntas:
- O que são os dividendos?
- Quais as ações que pagam mais dividendos?
- O que é dividend yield?
- Como receber os dividendos efetivamente?
- Como o investidor pode organizar uma boa agenda?
- É possível viver de dividendos?
- Como se declara esses rendimentos no imposto de renda?
Dividendos ou valorização: qual a melhor estratégia para investir em ações?
O mercado acionário oferece diversas opções para investidores que queiram ser sócios de empresas dos mais variados setores. Uma das formas de lucrar investindo em ações é por meio de uma estratégia focada em dividendos. Por outro lado, também é possível surfar nesse mercado pela valorização dos ativos, ou seja: vender mais caro do que o preço pago por eles. Ficou em dúvida sobre como funciona cada estratégia e qual a melhor para o seu bolso? A Inteligência Financeira te ajuda a esclarecer alguns pontos.