O que é o Grok, ferramenta de IA de Elon Musk que quer derrubar o ChatGPT

Bilionário lançou produto com recursos e nomes similares aos do Groq e da OpenAI, numa provocação aberta ao ex-amigo Sam Altman

O que realmente quer Elon Musk? tudo o que o empresário faz e fala movimenta o mercado, mas seus reais planos para o Twitter e a inteligência artificial seguem um mistério. Foto: Trevor Cokley / U.S. Air Force
O que realmente quer Elon Musk? tudo o que o empresário faz e fala movimenta o mercado, mas seus reais planos para o Twitter e a inteligência artificial seguem um mistério. Foto: Trevor Cokley / U.S. Air Force

Poucos dias após anunciar uma ofensiva judicial contra a OpenAI, do ChatGPT, Elon Musk anunciou a abertura do código do Grok, modelo de inteligência artificial de sua companhia xAI.

Com a promessa, o bilionário cutuca diretamente a OpenAI, companhia que, apesar do nome, abandonou o modelo open source original.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O Grok é um chatbot que tenta rivalizar com o ChatGPT.

A ferramenta está disponível aos assinantes da modalidade Premium+ da rede social X (antigo Twitter), que custa entre R$ 84 e R$ 110 por mês.

Últimas em Mercado financeiro

Seu acesso acontece dentro da própria plataforma e não existe um site ou app independente do chatbot.

Criado pela xAI, empresa de inteligência artificial do próprio Musk, o Grok descreve a si mesmo como um chatbot “bem humorado”.

Politicamente incorreto

Sua principal diferença é o senso de humor sarcástico e politicamente incorreto, supostamente inspirado pela série de livros Guia do Mochileiro das Galáxias.

A xAI afirma que o chatbot pode responder perguntas controversas rejeitadas por outros sistemas e que é “útil para pessoas de todas as visões políticas”.

O fator “rebelde”, contudo, pode ser desligado, o que a aproxima de uma IA mais convencional.

Outro diferencial do chatbot, segundo a empresa, é sua atualização constante em tempo real, a partir de dados extraídos da plataforma X.

O ChatGPT, por exemplo, alimenta-se der conteúdos da web, mas não possui a capacidade de comentar eventos em tempo real.

A última atualização de conhecimento de seu modelo mais poderoso, o GPT-4, é de abril de 2023. Já a versão gratuita, de janeiro de 2022.

O Grok pode ser útil para usuários assíduos do próprio X e é capaz de dar contextos de trending topics e posts dentro da própria plataforma.

Em testes acadêmicos, o Grok superou a versão gratuita do ChatGPT (o GPT-3.5) em desempenho, mas não o GPT-4.

A versão paga do chatbot da OpenAI também ganha na quantidade de recursos, incluindo geração de imagens, com o DALL-E 3, navegação via Bing, análise de dados avançada e suas centenas de plugins adicionais de desenvolvedores terceirizados.

Grok ou Groq

O Grok amplia a lista de empresas investindo em seus próprios chatbots baseados, como o Gemini, do Google, o Claude AI, da Anthropic, o Meta AI.

Um desses novos modelos pode ser facilmente confundido com o chatbot da xAI, o Groq, que gera respostas quase instantâneas.

A Groq Inc. afirma usar uma Unidade de Processamento de Linguagem (LPU) em vez do GPU, um chip proprietário.

A Groq, detentora do nome, já declarou guerra contra Musk por ele ter lançado sua IA com nome e pronúncia semelhantes.

Outra figura que tem atacado Musk publicamente é o próprio CEO da OpenAI, Sam Altman, que um dia já foi amigo do bilionário dono da Tesla, com quem ele fundou a OpenAI, juntamente com Peter Thiel.

Em novembro passado, Altman sugeriu que a IA de Musk é quase uma versão do ChatGPT, porém com senso de humor “boomer” e “cringe”.

Com Estadão Conteúdo

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS