Vinci Partners compra o controle do Outback no Brasil por R$ 1,4 bi
Vinci terá 67% do negócio enquanto a Bloomin’ manterá uma fatia de 33% da operação que tem também as marcas Abraccio e Aussie Grill
A Vinci Partners (VINP) anunciou nesta sexta-feira (8) que fechou acordo para compra do controle da operação brasileira da Bloomin’ Brands (BLMN), dona dos restaurantes Outback.
De acordo com o comunicado, a Vinci terá 67% do capital enquanto a Bloomin’ manterá uma fatia de 33% do negócio no país.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Em comunicado separado, a Blooming’ informou que a transação avaliou o negócio total em R$ 2,06 bilhões.
Dessa forma, a Vinci pagou R$ 1,4 bilhões por cerca de 2/3 da franquia.
Últimas em Negócios
Globalmente, a Blooming’, com sede na Flórida, nos Estados Unidos, é também dona no Brasil das marcas Abbraccio e Aussie Grill.
Dessa forma, no fim de setembro a Bloomin’ operava 172 restaurantes Outback no Brasil.
“O objetivo dessa parceria é impulsionar o processo de expansão das três marcas”, afirmou a Vinci no comunicado.
A Vinci, que tem ações listadas na Nasdaq, é uma empresa de private equity, especializada na compra, reorganização e venda de negócios.
A companhia brasileira, criada por ex-sócios do BTG Pactual, também é acionista de outras cadeias de restaurantes, incluindo Burger King, Domino’s e Camarada Camarão.
Além disso, a Vinci também faz gestão de fundos de investimentos. A companhia fechou setembro com R$ 70,4 bilhões em recursos sob gestão.
Dona do Outback em período difícil
O anúncio da venda do controle da franquia brasileira do Outback acontece logo após a Blooming’ reportar forte queda no resultado trimestral.
A Bloomin’ Brands teve lucro de US$ 6,91 milhões no período, queda de 84,5% na comparação anual.
A transação foi assinada em 6 de novembro e deve ser concluída antes do final de 2024, acrescentou o comunicado.