Transpetro conclui negociação para compra de quatro navios por US$ 69,5 milhões cada
A Transpetro informou nesta segunda-feira (23) que concluiu a negociação comercial com o consórcio formado pelos estaleiros Ecovix, de Rio Grande (RS), e Mac Laren, de Niterói (RJ), para a compra de quatro navios da classe “handy”, que tem capacidade de 15 mil a 18 mil toneladas de porte bruto. O consórcio apresentou preço final […]
A Transpetro informou nesta segunda-feira (23) que concluiu a negociação comercial com o consórcio formado pelos estaleiros Ecovix, de Rio Grande (RS), e Mac Laren, de Niterói (RJ), para a compra de quatro navios da classe “handy”, que tem capacidade de 15 mil a 18 mil toneladas de porte bruto.
O consórcio apresentou preço final de US$ 69,5 milhões por embarcação. A assinatura do contrato está prevista para o início de 2025. A Transpetro informou que também irá lançar um novo edital, no início do próximo ano, para comprar oito navios “gaseiros”, especializados no transporte de gases liquefeitos.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Segundo a Transpetro, subsidiária integral de logística da . A compra deve garantir o aumento do transporte de derivados na costa brasileira, diz a Transpetro.
Os novos navios “handy” cumprem requisitos de maior eficiência energética e menor emissão de gases que provocam o efeito estufa. As embarcações podem operar com combustível marítimo (“bunker”) ou biocombustíveis. Segundo a Transpetro, a estimativa é reduzir em 30% as emissões em relação aos atuais navios da frota, atendendo às determinações da Organização Marítima Mundial (IMO).
Últimas em Negócios
Lançado pela Transpetro em julho, o Programa de Renovação e Ampliação da Frota (chamado TP25) prevê a aquisição de 25 navios de cabotagem e vai atender prioritariamente às demandas de transporte de produtos da 2025-2029. A Transpetro pretende aumentar em 25% a capacidade logística com os navios previstos no TP 25.
*Com informações do Valor Econômico