Telefônica Brasil lucra R$ 1,7 bi no 3º trimestre

A Telefônica Brasil, dona da Vivo, registrou lucro líquido de aproximadamente R$ 1,7 bilhão no terceiro trimestre, um incremento de 13,3% em relação a igual período de 2023. A receita da operadora entre julho e setembro somou R$ 14 bilhões, um avanço de 7,1% ante o terceiro trimestre do ano passado. O lucro antes de […]

A Telefônica Brasil, dona da Vivo, registrou lucro líquido de aproximadamente R$ 1,7 bilhão no terceiro trimestre, um incremento de 13,3% em relação a igual período de 2023. A receita da operadora entre julho e setembro somou R$ 14 bilhões, um avanço de 7,1% ante o terceiro trimestre do ano passado. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) foi de R$ 5,9 bilhões no período, o que significa um crescimento de 7,4% na comparação anual.

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A margem Ebitda da operadora teve pequena alta, atingindo o patamar de 42,4%, ante 42,2% no terceiro trimestre do ano passado. Já a receita proveniente de serviços móveis aumentou 8,8% na mesma base de comparação, para R$ 9,2 bilhões. Em linhas gerais, lucro, receita e Ebitda subiram acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No período de 12 meses terminado em setembro, a inflação acumulada foi de 4,42%.

Em entrevista ao Valor, o diretor-presidente da Telefônica, Christian Gebara atribuiu o resultado ao bom desempenho dos negócios corporativos (B2B), somado ao dos serviços tradicionais (fixos e móveis) e também dos novos serviços digitais, aqueles que não dependem de investimento em rede para crescer.

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“A receita do segmento B2C, se eu comparo os últimos 12 meses com final no terceiro trimestre de 2024 com os 12 meses com final no terceiro trimestre de 2023, […] cresceu 7,5%”, detalhou o executivo. Os serviços de telecomunicações tradicionais voltados ao consumidor final (B2C) — incluindo os de telefonia fixa, que apresentam resultado negativo — cresceram 6,8%, em termos de receita, na mesma base de comparação (12 meses até setembro).

“Os novos serviços [segmento que inclui serviços financeiros e de entretenimento, entre muitos outros], por mais que representem uma parcela pequena [do faturamento], cresceram 30%”, destacou.

A Telefônica Brasil terminou o trimestre com uma base total de 115,2 milhões de acessos, dos quais 101,5 milhões conectados à sua rede móvel. No terceiro trimestre, a operadora contava com 65 milhões de clientes pós-pagos, um incremento de 7,6% frente ao mesmo período de 2023.

O investimento total da companhia entre julho e setembro foi de R$ 2,5 bilhões (ante R$ 2,6 bilhões em igual trimestre do ano passado). Na comparação do investimento realizado entre janeiro e setembro de 2024 com o mesmo período de 2023, houve expansão de 0,7%. Considerando o indicador de “capex” (investimento) sobre receita, o percentual caiu de 17,3% (janeiro a setembro de 2023) para 16,3% (janeiro a setembro de 2024).

*Com informações do Valor Econômico

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