Setor de petróleo e gás registra alta de 20% em fusões e aquisições, aponta KPMG

O setor de petróleo e gás registrou um aumento de 20% nas fusões e aquisições de empresas nos nove primeiros meses de 2024, de acordo com levantamento da KPMG, em comparação a igual período do ano passado. Segundo a consultoria, foram realizadas 17 operações até setembro. Dessas, 14 foram feitas entre empresas brasileiras. Outras três […]

O setor de petróleo e gás registrou um aumento de 20% nas fusões e aquisições de empresas nos nove primeiros meses de 2024, de acordo com levantamento da KPMG, em comparação a igual período do ano passado. Segundo a consultoria, foram realizadas 17 operações até setembro. Dessas, 14 foram feitas entre empresas brasileiras.

Outras três envolveram compradores estrangeiros, sendo que uma operação foi concretizada por empresa de fora adquirindo capital de organização estabelecida no Brasil. Outra envolveu brasileira comprando de estrangeiros ativo no exterior; e a terceira foi feita por estrangeiros adquirindo capital de organização fora do país.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Paulo Guilherme Coimbra, sócio da KPMG, diz que os números ilustram o crescimento robusto da atividade de exploração e produção no país: “Temos investidores brasileiros fazendo aquisições e também investidores internacionais. Prio e Enauta são empresas de destaque.”

A Enauta e a 3R Petroleum concluíram fusão em agosto, quando criaram a Brava Energia. A Prio adquiriu 40% de participação da chinesa Sinochem no campo de Peregrino, na Bacia de Campos.

Últimas em Negócios

Conforme Coimbra, a expectativa é que o aumento das fusões e aquisições se consolide até o fim do ano e se mantenha em 2025: “É provável que se consolide esse crescimento em 2024, em relação ao ano passado, e muito provavelmente em 2025 tenhamos um crescimento mais forte.”

O sócio da KPMG diz que, recentemente, empresas como Shell, BP e Equinor têm dado declarações de que vão investir mais na área de exploração e produção de petróleo e gás.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS