Saiba o que será o complexo de entretenimento ‘Imagine’, que junta Roberto Medina e Genial Investimentos
CEO da gestora revela que negócio demandará R$ 1,3 bilhão em investimentos
O empresário Roberto Medina, idealizador do festival de música Rock In Rio, em parceria com a Genial Investimentos e com apoio da prefeitura do Rio de Janeiro, lançou nesta quinta-feira o complexo de entretenimento “Imagine”.
Com data de abertura para janeiro de 2028, o complexo, localizado na área do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, demandará investimentos em torno de R$ 1,3 bilhão, informou ao Valor Rodolfo Riechert, CEO da Genial Investimentos.
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“Pode ser até que a gente traga investidor, mas na verdade a ideia é que nós e o grupo Rock the World [do qual faz parte Medina, que organiza o festival Rock In Rio] sejamos os donos”, completou o CEO.
As conversas entre Medina e Genial começaram há cerca de três anos, informou ele. A fatia de participação no empreendimento de Medina e da Genial ainda está sendo discutida, acrescentou ele ainda.
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O executivo calcula em torno de cinco anos a sete anos o retorno do investimento. “É um projeto muito bom porque ele é muito, uma vez pronto, ele é muito fácil de comercializar”, comentou.
A ideia por trás do “Imagine” é que o local se torne uma espécie de parque de eventos, com capacidade para 100 mil pessoas por dia em 385 mil metros quadrados (m2). A infraestrutura do local será preparada para eventos abrangem diversas áreas, desde gastronômicos, culturais e até mesmo para o público gamer.
Entre as atrações já definidas no projeto estão o Rock in Rio Factory, um local para conhecer e aprender mais sobre todas as etapas de criação e realização de um festival; o Imagine Anfiteatro; com capacidade para 40 mil pessoas num espaço de 38 mil m²; o Imagine Imagine Museu Olímpico, em homenagem à edição dos Jogos Olímpico Rio 2016; o Imagine Hub Criativo, um polo de inovação e entretenimento com 85 mil m², que poderá abrigar eventos de players de games; audiovisuais; de gastronomia, de arte contemporânea, de música e outros.
“Acreditamos no entretenimento como uma forma, essa comunicação, de atrair a atenção das pessoas”, completou o CEO. “Isso aqui é [vai ser] uma Disneylândia” opinou ele.
“Também é uma Disneylândia para os anunciantes, para todo mundo que queira estar expondo a marca, ligado a um projeto dessa magnitude aqui dentro do Rio de Janeiro”, afirmou o executivo.
“E isso é importante, que as pessoas venham ao Rio de Janeiro, vão ver o jogo do Maracanã, vão à praia e venham também ao ‘Imagine’ para conhecer o que a capacidade cultural e criativa do Rio de Janeiro é capaz de oferecer no Brasil”, avaliou.
A ideia dos sócios, informou também Riechert, é que o empreendimento atraia não somente público nacional como internacional.
Outro aspecto é que, para entrar no parque, não será necessário ingresso. “Para entrar no parque, a ideia inicial é que não tenha cobrança de nada. Você vai ter um monte de atrações. E as atrações, obviamente, cada um vai ter seu modelo de negócio para atrair retorno em cima do que está sendo ofertado”, explicou.
O volume de negócios a ser gerado no complexo “Imagine” também deve gerar impacto econômico à cidade, acrescentou Roberto Medina, também presente no evento do lançamento junto com o CEO da Genial.
Ele citou números de estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) sobre impacto financeiro do empreendimento. Projeções da fundação apontam impacto econômico de R$ 9,2 bilhões na economia da capital fluminense, somente no primeiro ano de funcionamento, com R$ 1,2 bilhão de tributos gerados pela movimentação econômica.
Em 30 anos de projeto, esses dois montantes devem subir para R$ 274,1 bilhões e R$ 35,5 bilhões, respectivamente. Também é estimado geração de 140 mil empregos diretos e indiretos, com o empreendimento.
Medina destacou o fato de o empreendimento ser um projeto de entretenimento contínuo, sem datas específicas no ano. Isso ajuda a movimentar a economia da capital fluminense de forma constante, notou. “O Rio [a economia da cidade] precisa de uma âncora, não pode viver só de Carnaval e de Rock in Rio. Essa vai ser uma âncora”, afirmou Medina.
O prefeito do Rio, também no lançamento, concordou. Ele informou que a concessão da área, que inicialmente foi usada para hospedar arenas para a Olimpíada no Rio em 2016, já está regularizada para a instalação do complexo. “Esse ‘timaço’ com o Roberto construiu uma solução que permita que a gente tivesse aqui um legado de entretenimento permanente [ no local]”, resumiu.
Com informações do Valor Econômico