Confira quais são os parques temáticos que a Disney pretende lançar nos próximos anos
A Disney quer oferecer aos fãs novas e empolgantes atrações para justificar os recentes aumentos nos preços dos ingressos e outros custos crescentes
Vilões dominam o Reino Mágico. Uma área temática de “Monstros S.A.” no Hollywood Studios da Walt Disney World Resort, completa com a primeira montanha-russa suspensa da empresa, onde os passageiros voam com as pernas livres. Quatro novos navios de cruzeiro.
O escopo e os detalhes dos bilhões de dólares planejados para investimento na divisão de parques de diversão da Walt Disney Co. ficaram mais claros na noite do último sábado (10).
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Os anúncios foram feitos no evento D23 Expo, que durou três dias, durante uma apresentação que se estendeu por quase três horas em uma arena na cidade de Anaheim, na Califórnia. Josh D’Amaro, presidente da divisão de experiências e um dos principais candidatos a suceder Bob Iger como diretor-presidente da Disney, mostrou os planos.
Desde o início, D’Amaro procurou afastar as críticas, comuns entre os fãs da Disney nos últimos anos de que a empresa não tem muitos projetos em andamento nos parques. “Tudo o que vamos compartilhar com vocês hoje à noite está em desenvolvimento ativo”, disse ele à multidão, que a Disney estimou em 12 mil pessoas. “Quero deixar claro para todos os fãs, isso não são apenas ideias vagas.”
Últimas em Negócios
A divisão de experiências, que inclui parques temáticos, cruzeiros e videogames, gerou 69% da renda operacional do conglomerado de entretenimento no ano fiscal de 2023.
Blogueiros e fãs regularmente analisam o fluxo de desenvolvimento dos parques temáticos da Disney. Este ano, a divisão está especialmente sob pressão. Nos últimos dois balanços, a demanda enfraquecida dos consumidores resultou em resultados decepcionantes. Isso afetou o preço das ações da companhia e levantou preocupações de que o setor de parques temáticos como um todo possa estar se aproximando de um momento de ajustes.
A Disney quer oferecer aos fãs novas e empolgantes atrações para justificar os recentes aumentos nos preços dos ingressos e outros custos crescentes. Ela também enfrenta uma concorrência crescente do negócio de parques da Universal, da Comcast, que planeja abrir um novo parque temático próximo ao Walt Disney World Resort na Flórida no próximo ano.
Na última D23 Expo, em 2022, o painel dos parques apresentou em grande parte ideias ainda longe de iniciar a construção. Os fãs receberam mais detalhes para se animar este ano.
A Disney está preparando duas grandes expansões no parque Magic Kingdom do Walt Disney World Resort. Uma delas é uma área temática baseada nos vilões menos apreciados do portfólio da Disney. A outra é uma nova seção do Frontierland inspirada na franquia “Carros”, que incluirá dois novos brinquedos.
Os dois projetos, disse D’Amaro, “representam a maior expansão na história do parque”.
No Animal Kingdom, próximo dali, a Disney planeja reformular uma seção do parque atualmente focada em dinossauros. A nova área das Américas Tropicais contará com brinquedos inspirados na franquia “Indiana Jones” e no filme de sucesso da Disney “Encanto”.
A apresentação dos parques e um painel na noite de sexta-feira introduzindo a nova lista de filmes da Disney foram repletas de estrelas. Dwayne “The Rock” Johnson, o diretor de “Avatar” James Cameron e o compositor Lin-Manuel Miranda subiram ao palco para promover novos filmes.
Para reforçar a promessa de D’Amaro de expandir a frota de navios de cruzeiro da Disney para 13 embarcações antes de 2031, as estrelas do R&B dos anos 90, All-4-One, apresentaram a música “I Swear”.
A noite de sábado também trouxe detalhes de uma nova parte do parque Hollywood Studios que transportará os visitantes para o mundo de Monstrópolis, dos filmes “Monstros S.A.”. Um dos novos brinquedos nesta área será a primeira montanha-russa suspensa da Disney.
A D23 Expo cresceu e se tornou um fenômeno corporativo. É um grande show destinado a dar aos fãs, que muitas vezes se vestem como seus personagens favoritos, a sensação de que fazem parte do processo criativo da Disney. Também ajuda a empresa a medir o entusiasmo por cada novo produto, filme e personagem que ela lança.
Na noite de sexta-feira, Iger abriu as cerimônias com uma fanfarra quase olímpica, aparecendo no palco para apresentar uma exibição da nova lista de filmes da empresa. Foi sua primeira aparição em uma D23 Expo em cinco ano, ele saiu da aposentadoria no final de 2022 para suceder o ex-diretor-presidente Bob Chapek.
“Garotos, como eu senti falta de vocês”, disse Iger aos fãs, que lhe deram uma ovação de 20 segundos.
Quando terminou seus comentários, Auli’i Cravalho, que dá voz a Moana, a princesa polinésia com uma sequência prevista para estrear ainda este ano, começou a cantar uma nova música, acompanhada por dezenas de dançarinos e percussionistas. A música incluía a linha, “Finalmente voltamos a ser quem deveríamos ser”.
Quando a Disney anunciou em setembro passado que estava dobrando seus investimentos planejados na divisão de experiências para a próxima década, para US$ 60 bilhões, as notícias foram escassas em detalhes.
As ações da empresa caíram 3,6% no dia do anúncio. Isso acelerou uma queda que levou o investidor ativista Nelson Peltz a dizer, meses depois, que ele buscaria uma cadeira no conselho da Disney. Na luta que se seguiu, Peltz disse que os parques precisavam de atualizações. Em abril, Iger triunfou sobre Peltz quando os acionistas votaram decisivamente para manter o investidor fora do conselho.
Além do Walt Disney World, a Disney tem grandes expansões planejadas para seus parques na Califórnia, França e China.
A Disney California Adventure, no Disneyland Resort em Anaheim, adicionará uma série de brinquedos baseados no Universo Cinematográfico Marvel, na franquia Avatar de Cameron e no filme “Coco”, da Pixar.
No exterior, o primeiro brinquedo relacionado a “O Rei Leão” está sendo desenvolvido para o Disneyland Paris Resort. Novos brinquedos inspirados no Homem-Aranha estão planejados para os parques da Disney em Xangai e Hong Kong.
Os executivos não divulgaram cronogramas precisos para os projetos ao redor do mundo durante a apresentação da noite de sábado.
Com informações do Valor Econômico