Paciente com implante da Neuralink, de Elon Musk, já controla mouse de computador pelo pensamento
Paciente que implantou na cabeça o chip da Neuralink, startup de Elon Musk, já pode controlar um mouse de computador apenas com o pensamento
Um paciente que implantou na cabeça o chip da Neuralink, startup de tecnologia cerebral, agora pode controlar um mouse de computador apenas com o pensamento. A informação vem do próprio fundador da empresa, Elon Musk, nesta terça-feira, 20, segundo reportagem da Reuters.
″O paciente parece ter se recuperado totalmente, sem quaisquer efeitos nocivos que tenhamos conhecimento”, disse Musk, durante evento do Spaces, no X, antigo Twiter (que também é seu). “Ele é capaz de controlar o mouse e mover o mouse pela tela apenas pensando”, afirmou.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
A Neuralink, de Elon Musk, afirma ter desenvolvido um implante cerebral projetado para, então, “ajudar os humanos a usar seus sinais neurais para controlar tecnologias externas”.
Elon Musk já falou, no passado, que a empresa tem como objetivo restaurar capacidades perdidas, como visão, função motora e fala.
Últimas em Negócios
Neuralink fez o 1º implante em janeiro
A Neuralink implantou seu primeiro dispositivo em um ser humano no mês passado, em janeiro. A empresa usa um robô para a cirurgia, feita diretamente no cérebro.
Elon Musk, que também é o CEO da Tesla, disse que a Neuralink está tentando fazer com que o paciente pressione “o máximo possível de botões a partir do pensamento”.
Ele disse que isso poderia incluir mover o mouse do computador para cima e para baixo para arrastar caixas na tela.
Elon Musk recruta pacientes
A Neuralink começou a recrutar pacientes para seu primeiro ensaio clínico em humanos no outono. Segundo uma postagem no blog da empresa, ela recebeu aprovação da Food and Drug Administration (FDA, a Anvisa dos Estados Unidos) para conduzir o estudo em maio.
O ensaio clínico em humanos marca apenas um passo no caminho da Neuralink, de Elon Musk, em direção à comercialização, aponta a postagem. As empresas de dispositivos médicos devem passar por diversas rodadas de intensa coleta e testes de segurança de dados antes de garantir a aprovação final do FDA.