IA do WhatsApp lê suas conversas privadas? Veja o que a Meta AI sabe sobre você
É possível questionar a ferramenta o que ela sabe sobre você e até pedir para a IA não usar mais suas informações; te mostramos como fazer isso
Muitos tiveram uma surpresa ao acordar um dia e perceber a nova funcionalidade no WhatsApp: a Meta AI. Trata-se de um chatbot formatado com inteligência artificial que permite ser uma espécie de assistente de consultas. Contudo, a IA do WhatsApp é segura em termos de privacidade?
O que muitos querem saber é: esse robozinho está lendo as minhas conversas? A Meta se pronunciou sobre esse assunto.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
De acordo com a empresa, a IA lê apenas as mensagens que são enviadas a ela ou em que ela é mencionada. Ou seja, quando alguém escrever @Meta AI em um chat ou grupo, a ferramenta vai ler aquela mensagem, mas não a conversa. Por outro lado, o chat direto com a ferramenta fica todo disponível.
“Como sempre, suas mensagens e ligações pessoais permanecem protegidas por criptografia de ponta a ponta, ou seja, nem o WhatsApp nem a Meta têm acesso a elas”, diz a empresa. O objetivo do armazenamento das mensagens que envolvem a IA seria treinar a ferramenta para dar respostas melhores e mais personalizadas.
Últimas em Negócios
Meta AI acessa posts públicos no Facebook e Instagram
Em artigo, Mike Clark, diretor de gestão de produtos da Meta, escreve que a empresa também usa as suas postagens públicas no Facebook e no Instagram. Ou seja, se você tem perfil aberto, saiba que a foto de macarrão que você postou semana passada não é segredo para a IA.
“Portanto, uma combinação de fontes é usada para esse treinamento, incluindo informações disponíveis publicamente online, dados licenciados e informações dos produtos e serviços da Meta”, resume Clark.
E se eu não quiser? Sobre informações públicas, a empresa não diz nada. Mas sobre as mensagens trocadas com a IA, por outro lado, você pode pedir para ser excluído. Contudo, não é um caminho fácil, como um botão no app, mas sim um formulário que você deve preencher e justificar. Se desejar, acesse esse link.
O que a IA do WhatsApp sabe sobre cada um de nós? Fizemos o teste
Se você tiver curiosidade, saiba que pode perguntar para a IA do WhatsApp. Para isso, você deve ir ao chat com a ferramenta e escrever “/saved-details”.
Fizemos o teste. Primeiro, a IA começou na defensiva. “Eu não tenho informações pessoais sobre você, pois sou um modelo de linguagem treinado para respeitar a privacidade dos usuários”.
Depois, ela começou a falar e citou três coisas que sabe sobre mim. A primeira que eu sou interessada em investimentos, o que bate com as perguntas que eu fiz para o chatbot nos primeiros dias. Já as outras duas são mais curiosas.
Confesso que eu fiz um egosearch dias atrás, quando eu perguntei para o robô se ele sabia quem era a jornalista Lívia Venaglia. No caso, eu mesma. O chatbot disse que sim e informou que Lívia Venaglia é repórter de finanças e investimentos na Inteligência Financeira. Na mosca.
Agora, quando eu perguntei o que a IA sabia sobre mim, ela lembrou disso, mas não ligou o nome à pessoa. O segundo item das informações sobre a minha conta é que eu conheço a jornalista Lívia Venaglia e, portanto, estou atenta às notícias financeiras. O robô lembrou da pergunta, mas não captou que se trata da mesma pessoa.
Por fim, e essa é a mais curiosa, a Meta AI disse que eu “estou confortável com a tecnologia”. O motivo? “Pois está usando uma plataforma de inteligência artificial para conversas”.
A Meta me acha à vontade com a IA porque eu me rendi fácil demais a usar a nova funcionalidade. Na verdade, testei por motivos profissionais, como escrever esta reportagem, mas de fato não apresentei resistência
Quer começar uma nova vida na sua relação com a Meta AI? Você pode. Para tanto, você vai mandar um outro comando, “/reset-ai”, na conversa com o chatbot.
Como tirar a Meta AI do seu WhatsApp?
Você não pode exatamente tirar a Meta AI do seu WhatsApp, mas é possível tornar o assistente menos visível. Suas opções são excluir ou arquivar a conversa com o assistente pessoal.
Em outros países em que a funcionalidade da IA existe, também há a opção de, nas configurações do app, desativar a chave “Mostar botão Meta AI”. Há relatos de usuários brasileiros que visualizam essa opção. Nos testes feitos pela Inteligência Financeira e por outros usuários, essa possibilidade não está disponível.
Reforçando, também é possível abrir uma solicitação para a Meta não utilizar os dados das suas conversas com o assistente. Você deve fazer um pedido formal à empresa, por meio de um formulário online.
Canal da Inteligência Financeira no WhatsApp
Lembrando que se você quer informações de qualidade sobre finanças e investimentos direto no seu WhatsApp você tem uma boa opção: o canal da Inteligência Financeira. Clique aqui e você será redirecionado para seguir o nosso canal.
Por lá, você recebe notícias com dicas dos especialistas sobre onde investir, projeções para a rentabilidade de investimentos, notícias sobre o mercado financeiro e mais. Não deixe, também, de ativar as notificações.