‘Eu sempre cresci na crise’, diz Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza
Em entrevista exclusiva, empresária conta o que ela faz quando nem tudo dá certo
Luiza Helena Trajano é daquelas empresárias que já vivenciou muitas crises. Afinal de contas, a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza (MGLU3) segue o ritmo do Brasil, que também passou por vários momentos de incertezas.
Mas, o lado positivo disso tudo é que Luiza afirma que sempre aprende algo em circunstâncias difíceis. “Nesse momento de crise, a gente está aprendendo. Ver o que fez bem feito, o que não fez, o que pode não dar certo, e a oportunidade. Eu sempre cresci na crise”, conta a empresária na entrevista que cedeu a Inteligência Financeira.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
E existe crise pior?
Para Luiza, não uma crise pior do que outra. Para a empresária, cada crise tem seu tamanho. “Se eu vivesse essa fase sem capital de giro, por exemplo, ela seria pior. Então, eu nunca acho que tem pior ou melhor, eu acho que aquele momento é o momento que eu tenho que enfrentar, com as armas e com o tamanho que a gente tem”, argumenta.
‘A minha família nunca fala em crise’, diz Luiza Trajano
E de onde vem todo esse foco e perseverança para sair de tantos momentos de incertezas? De sua mãe e tia, afirma a empresária.
Últimas em Negócios
“A minha família nunca fala em crise. Minha tia nunca usou a palavra crise. A gente tem fitas dela gravada em que ela falava assim: ‘não, mas nós vamos sair melhor dessa crise porque é oportunidade’. Então, crise para mim não é uma catástrofe, é uma oportunidade (e), ao mesmo tempo, um aprendizado”, analisa Luiza.
Ao longo da entrevista, fica visível que Luiza admira muito seus familiares. Principalmente sua mãe e tia que, de acordo com a empresária, foram as responsáveis pelo crescimento profissional dela.
“Minha tia tinha muita inteligência de negócio e a minha mãe, inteligência emocional”, afirma.
Segundo Luiza, sua mãe a incentivava a realizar atividades sozinha, pois acreditava na capacidade da empresária. “Eu fui criada com a cabeça de solução. Então, desde pequena, eu chegava para mostrar um problema que eu tinha e minha mãe falava assim: ‘vai lá resolve com a professora’. É uma coisa muito de família, eu acho”, lembra.
Confira a entrevista com Luiza Trajano na íntegra
Ficou interessado em assistir ao bate-papo completo com empresária do Magalu? Além das lições que ela aprende com as crises, Luiza Trajano falou também sobre:
- Visão de mercado;
- Crise econômica e lições que aprendeu nestes momentos;
- Pessoas que admira;
- Empreendedorismo;
- Enfrentamento da pandemia;
- Como ela, Luiza, se imagina daqui 10 anos;
- Quem gostaria de ser no Metaverso;
- O que é inteligência financeira para a empresária.