Irmãos Batista compram Pluspetrol Bolívia e expandem negócios de petróleo e gás na América Latina
Além das reservas de gás, os ativos incluem duas estações de tratamento de gás e capacidade de transporte da produção para os mercados da Bolívia, do Brasil e da Argentina
A Fluxus, empresa dos empresários Joesley e Wesley Batista que atua no setor de óleo e gás, anunciou que comprou a Pluspetrol Bolívia, petroleira independente privada que opera 412 mil barris de óleo equivalente por dia e que possui três campos na bacia Tarija-Chaco. O valor da transação não foi divulgado.
Juntos, os campos Tacobo, Tajibo e Yacuiba possuem produção conjunta atual de aproximadamente 100 mil metros cúbicos de gás natural por dia, com potencial para mais de um milhão de metros cúbicos diários.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Além das reservas de gás, os ativos incluem duas estações de tratamento de gás e capacidade de transporte da produção para os mercados da Bolívia, do Brasil e da Argentina. O movimento é estratégico para a Fluxus, já que ela atua com foco América Latina e a Bolívia tem importantes reservas de hidrocarbonetos para produção de gás.
“A aquisição da Pluspetrol Bolívia cria uma base sólida para a expansão das nossas atividades de exploração e produção no país, fortalecendo nossa presença na região e ampliando nosso alcance no mercado”, disse em nota o CEO da Fluxus, Ricardo Savini, fundador e ex-presidente da 3R Petroleum.
Últimas em Negócios
Segundo o executivo, a ideia é criar uma multinacional latino-americana de óleo e gás. O Grupo J&F entrou no setor de óleo e gás no final de 2023, com a aquisição da Fluxus. Fundada em 2023, a Fluxus está em fase final de transição operacional para operar o campo Centenário em Neuquén, na Argentina.
Além da Fluxus, Wesley e Joesley Batista são controladores do grupo J&F, conglomerado que tem no portfólio empresas de alimentos (JBS), celulose (Eldorado Brasil), energia (Âmbar), mineração (J&F Mineração), serviços financeiros (Picpay), higiene e cosméticos (Flora) e comunicação (Canal Rural).
Com informações do Valor Econômico