Enel confirma intenção de renovar concessões no Brasil por mais 30 anos
A concessão do Rio de Janeiro vence em 2026, enquanto as de São Paulo e Ceará vencem em 2028
O grupo italiano Enel confirmou a intenção de renovar a concessão das distribuidoras no Brasil por mais 30 anos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (18) durante o evento para tratar do plano de investimentos para o período de 2025 a 2027.
A concessão do Rio de Janeiro vence em 2026. Enquanto as de São Paulo e Ceará vencem em 2028. Entretanto, por conta dos recentes eventos que causaram apagões na área de atendimento da empresa, o que causou reação de autoridades do setor elétrico e políticos para que a concessão seja cassada.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
No primeiro apagão, em novembro de 2023, mais de 2,1 milhões unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica, que só foi totalmente restabelecida seis dias depois. Em outubro de 2024, 3,1 milhões de clientes da Enel ficaram no escuro e a energia voltou completamente depois de mais de cinco dias.
“Falando da América Latina, e principalmente falando no Brasil, nosso propósito é ser rentável com nossas novas atividades, mas sem perder valor nas pré-existentes”, disse Flavio Cattaneo, executivo-chefe global do grupo.
Últimas em Negócios
“Gostaria de ressaltar que quando a Enel conseguiu a concessão em São Paulo, depois de uma disputa acirrada com outra empresa, a situação é que a concessão expira nos próximos três, quatro anos, ou anos, e queremos que seja renovada”, disse.
Com informações do Valor Econômico