Crise no Corinthians: entenda o fim do maior contrato de patrocínio da história do futebol brasileiro

Vai de bet cancelou o patrocínio máster com o clube na última sexta-feira

Escudo do Corinthians. Foto: Divulgação
Escudo do Corinthians. Foto: Divulgação

A crise no Corinthians teve seu auge na última sexta-feira (7), quando, num só dia, o clube esteve envolvido em uma coleção de notícias negativas. A mais impactante foi o rompimento do patrocínio máster – na parte nobre da camisa – com a casa de apostas Vai de bet.

Com isso, o contrato de R$ 370 milhões – o maior da história do futebol brasileiro por um espaço no uniforme – virou pó. O Corinthians já havia recebido mais de R$ 66 milhões da empresa, que já não estampará mais a segunda camisa mais popular do país no jogo desta terça-feira (11), contra o Atlético Goianiense, pelo Campeonato Brasileiro.

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Isso agrava a situação já complicada do clube, que aumentou exponencialmente sua dívida entre 2018 e 2020. Agora, sofre para pagar as dívidas de curto prazo, que estão na casa dos R$ 400 milhões.

Crise no Corinthians vai além da saída da patrocinadora

Além disso, o torcedor corintiano foi pego de surpresa na sexta pela notícia de que é iminente a saída de um dos seus jogadores mais importantes do elenco atual, Carlos Miguel. O goleiro de 2,04m substitui o ídolo Cássio, que deixou o clube há apenas um mês.

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Além disso, na sexta, houve o anúncio do aumento da dívida do Corinthians para R$ 2,1 bilhões. Os dados são de abril.

Por fim, foram anunciadas as saídas de dois dos cartolas mais importantes da gestão de Augusto Melo, presidente que assumiu em janeiro: os diretores financeiro, Rosalah Santoro, e adjunto de Futebol, Fernando Alba.

Crise no Corinthians envolve denúncia de corrupção

Uma denúncia do Blog do jornalista Juca Kfouri, do UOL, no dia 20 de maio apontou que o contrato com a Vai de bet teve a participação de uma empresa fantasma.

O jornalista denunciou que, no dia 18 de março deste ano, a empresa que havia intermediado o contrato de patrocínio – a Rede Social Media Design Ltda. – saltou de um capital de quase – R$ 3 mil para saldo positivo de R$ 697 mil. Isso depois de o Corinthians ter depositado R$ 700 mil. Três dias depois, outro depósito no mesmo valor foi feito para a mesma conta.

No dia 25 de março, uma semana depois do primeiro depósito do Corinthians, a empresa Rede Social depositou R$ 580 mil na conta da Neoway Soluções Integradas em Serviços Ltda, que recebeu outros R$ 462 mil no dia seguinte.

A Neoway, registrada em nome de Edna Oliveira dos Santos, tem endereço em um coworking na Avenida Paulista, em São Paulo.

Denúncia aponta envolvimento de diretores

Segundo Juca Kfouri, a empresa Rede Social, que intermediou o contrato, pertence a Alex Fernando (conhecido como Alex Cassundé), que integrou a equipe de comunicação da campanha à presidência do Corinthians do atual mandatário do clube, Augusto Melo. Além disso, Cassundé é parceiro de Sergio Moura, superintendente de Marketing indicado por Augusto e um dos seus homens de confiança.

Moura está afastado do clube e, segundo o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Romeu Tuma Júnior, em entrevista à Rádio Bandeirantes, teve seu contrato cancelado. Contudo, na entrevista coletiva da segunda-feira, Melo deu a entender que Moura poderia voltar.

Segundo a denúncia, os pagamentos relacionados à intermediação do contrato foram feitos à revelia do diretor Financeiro à época, Rozallah Santoro, que deixou o cargo na sexta-feira.

A denúncia aponta ainda que o pagamento foi uma demanda do diretor administrativo do clube, Marcelo Mariano, que segue no cargo.

Por que a Vai de bet saiu do Corinthians?

Para quebrar o contrato, a empresa de apostas utilizou a cláusula anticorrupção e mencionou as denúncias relacionadas à intermediação do contrato. A empresa diz desconhecer a Neoway e não ter feito qualquer intermediação com a empresa.

A marca avalia que não se pode manter a parceria “enquanto pairar sobre o acordo qualquer suspeita”. O comunicado oficial da Vai de bet menciona “condutas que fujam à conformidade com a ética e os preceitos legais”.

Apesar da quebra do acordo, ainda não há comprovação de corrupção. Ainda assim, a empresa alega que pode haver o rompimento do contrato.

Segundo a direção da companhia, só a dúvida “já é suficiente para determinar a rescisão”. A decisão foi tomada “suscitando cláusulas do contrato”, complementa.

Quando a Vai de bet encerra o contrato com o Corinthians?

O contrato foi rompido na última sexta-feira e, desde então, o Corinthians está oficialmente sem patrocínio máster.

Apesar disso, o time feminino utilizou uniformes com o nome da antiga patrocinadora. Isso aconteceu na noite do último domingo, durante vitória do Corinthians sobre o Palmeiras no Campeonato Brasileiro feminino.

Contudo, nesta segunda, durante entrevista coletiva do presidente do clube, Augusto Melo, já não havia mais menção à marca nos materiais de divulgação.

Assim, até o início da noite desta segunda-feira, não havia novo patrocínio do Corinthians e a parte nobre da camisa seguia vaga.

Qual é o valor do Corinthians?

Um estudo da Sports Value, de fevereiro de 2024, apontou que o Corinthians é o terceiro time mais valioso do país. Nesse sentido, a marca está avaliada em R$ 1,1 bilhão.

Contudo, esse valor pode ser ainda maior. Assim entende um estudo da Forbes do mesmo período. Segundo outra avaliação, o valor do Corinthians está em R$ 3,1 bilhões.

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