CEO da Embraer (EMBR3) projeta ‘próximos cinco anos muito bons’
Vice-presidente disse que fabricante reduziu descontos e elevou margens em vendas de aviões
O CEO da Embraer (EMBR3), Francisco Gomes Neto, destacou nesta quinta-feira (29) que os próximos cinco anos vão ser positivos para a empresa. Isso diante de uma forte demanda por seus aviões.
Ele participou de evento na B3 para marcar os 35 anos de listagem da empresa na bolsa.
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“Nossa carteira de pedidos superou os US$ 21 bilhões, o que da cerca de mais de 3 anos de produção. E temos várias campanhas de venda em andamento”, disse
Os próximos quatro a cinco anos vão ser muito bons para nossa companhia”, acrescentou.
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Francisco Gomes Neto destacou que o grupo teve de enfrentar diversos desafios nos últimos anos. Como a pandemia e o fracasso das negociações para a criação de uma joint venture na divisão comercial com a Boeing.
“O ano de 2020 foi difícil, com prejuízo enorme. Mas um ano depois, no final de 2021, o caixa que era negativo em R$ 900 milhões virou para positivo em R$ 300 milhões. O prejuízo virou lucro”, disse.
EMBR3: foco em aumentar lucratividade
Rodrigo Silva e Souza, vice-presidente de marketing e estratégia de mercado da aviação comercial da Embraer, destacou que desde o ano passado a empresa passou a ter melhores margens nas vendas de aeronaves. Desempenho diante de uma mudança na sua política de descontos frente à forte demanda por aviões.
“As novas vendas, desde o ano passado, temos trabalhado para aumentar a lucratividade e aproveitar o vento a favor de mercado. Portanto eu acho que em 2026 e 2027 devemos melhorar significativamente [a lucratividade]”, disse, durante o evento na B3.
O executivo destacou que a política de descontos veio diante de diversos fatores, como a pandemia, fim do acordo com a Boeing, assim como o negócio envolvendo a Bombardier e Airbus.
“Eles [esses fatores] fizeram com que a gente tivesse de ser mais agressivo em um momento para manter o oxigênio da empresa em anos críticos. Isso já mudou em função da forte demanda de mercado. A gente vê que o bolo está crescendo. A gente não precisa mais ser tão agressivo como antes. Já temos a linha 2025 basicamente vendida e 2026 uma boa parte vendida”, disse o executivo.
Souza acrescentou ainda que a empresa espera chegar em 2026 retomando seu patamar de 100 aviões comerciais produzidos ao ano.
Com informações do Valor Econômico