Casas Bahia vai liberar R$ 1 bi em crédito durante a Black Friday, diz presidente da varejista

O grupo Casas Bahia vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para a Black Friday deste ano, maior valor já disponibilizado pela companhia para essa época, disse o presidente Renato Franklin em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira. Segundo Franklin, a companhia espera emitir 200 mil cartões próprios durante o mês de novembro. “No médio […]

O grupo Casas Bahia vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para a Black Friday deste ano, maior valor já disponibilizado pela companhia para essa época, disse o presidente Renato Franklin em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira.

Segundo Franklin, a companhia espera emitir 200 mil cartões próprios durante o mês de novembro. “No médio prazo, queremos crescer nossos meios de pagamento próprios de forma estrutural”, disse. A expectativa é que no ano que vem esses canais sejam responsáveis por 50% das vendas.

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Questionado sobre como essa oferta será subsidiada, Franklin disse que existem operações com fundos de investimento, bem como Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs). “Existem diversas operações no mercado que têm nos permitido crescer”, afirmou.

O executivo afirmou ainda que esses valores serão disponibilizados apenas para clientes com avaliação positiva, garantindo a qualidade do crédito. “Estamos crescendo no mix mais saudável”, disse.

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Apesar de não dar mais detalhes sobre o evento, o executivo disse que será a maior Black Friday da história da companhia. A partir desse momento, a temporada de descontos fica mais intensa, mobilizando todos os canais. Ainda que o on-line cresça mais nesse período, a loja física é prioridade, uma vez que tem maior rentabilidade, afirmou o presidente.

Em termos de categorias, o executivo destacou que itens de tecnologia são sempre muito buscados, mas que a prioridade este ano será atender a demanda de cada consumidor. “Ao invés de tentar convencer o cliente a comprar aquilo que queremos vender, montamos uma central que monitora o que ele está buscando e então promovemos descontos em cima disso”, explicou.

Com relação aos níveis de estoques, o executivo disse que eles estão “mais novos e saudáveis” em relação ao ano passado. Em 2023, as empresas foram impactadas com a seca em Manaus, que atrasou a entrega de diversos produtos para a Black Friday, especialmente eletrodomésticos. Para este ano, Franklin afirma que o preparo foi maior. Além da Black Friday, a companhia também já abasteceu o estoque para o Natal.

No que diz respeito ao cenário macroeconômico, Franklin avaliou que mesmo com o pleno emprego, o avanço dos juros e da inflação impõem desafios para o consumo, uma vez que tornam os empréstimos mais caros para o consumidor. “Nossa vantagem é poder ofertar crédito diretamente para o cliente”, disse.

*Com informações do Valor Econômico

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