Carros elétricos da China batem recorde de vendas em novembro
As fabricantes de veículos elétricos (EV) BYD, XPeng e Zeekr – ambas rivais chinesas da Tesla – registraram novos recordes de venda em novembro, enquanto a Li Auto e a Nio divulgaram vendas menores em relação a outubro. A BYD vendeu um recorde de 506.804 veículos elétricos em novembro, um aumento de 67,9% em relação […]
As fabricantes de veículos elétricos (EV) BYD, XPeng e Zeekr – ambas rivais chinesas da Tesla – registraram novos recordes de venda em novembro, enquanto a Li Auto e a Nio divulgaram vendas menores em relação a outubro.
A BYD vendeu um recorde de 506.804 veículos elétricos em novembro, um aumento de 67,9% em relação ao ano anterior. Mas houve um aumento de apenas 0,8% em relação a outubro, quando a BYD ultrapassou meio milhão de carros vendidos no mês pela primeira vez. Apesar do recorde, os dados vieram abaixo da expectativa de venda de 520 mil unidades do banco Deutsche Bank.
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Dos seus 504.003 veículos de passageiros, a BYD vendeu 305.938 híbridos plug-in (Phev), um aumento de 133,1% em relação ao ano anterior, mas uma queda de 1,6% em relação a outubro. Isso quebrou uma sequência de oito meses de vendas recordes de Phev. As vendas de veículos totalmente elétricos a bateria (Bevs) atingiram um recorde de 198.065, um aumento de 16,4% em relação ao ano anterior e 4,5% em relação a outubro.
As vendas de EV comerciais, que incluem ônibus, caminhões pesados e outros equipamentos grandes, aumentaram para um recorde de 2.801 em novembro, um aumento de 433,5% em relação ao ano anterior e 31,4% em relação a outubro.
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A BYD parece estar a caminho de ultrapassar 4 milhões de vendas em 2024, incluindo híbridos. A montadora chinesa continua a atualizar e aumentar sua linha de veículos elétricos. A maioria das vendas da BYD ainda vem da China, embora esteja se expandindo para o exterior. Em 2023, as vendas de EV da BYD atingiram um recorde de 3 milhões de veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in, aumentando 62% em relação ao ano anterior.
A bateria Blade de próxima geração da empresa deve ser lançada em 2025. Ela durará mais e aumentará a autonomia do veículo, de acordo com o rastreador da indústria de veículos elétricos da China, CnEVPost.com.
Apoiada pelo megainvestidor Warren Buffett, a BYD deve tirar a coroa dos veículos elétricos da Tesla no quarto trimestre, embora talvez não durante o ano inteiro. A gigante chinesa de veículos elétricos mais que dobrou os lucros no terceiro trimestre.
A BYD sinalizou que uma guerra brutal de preços de veículos elétricos de dois anos não vai acabar em 2025. De acordo com a mídia local, um e-mail vazado mostrou a BYD pedindo a um fornecedor não identificado para reduzir seus preços em 10% a partir de 1º de janeiro.
A BYD supostamente negou o vazamento dizendo que a negociação anual de preços é habitual. O enorme tamanho da gigante automobilística e suas enormes operações internas lhe dão forte vantagem sobre os fornecedores.
A gigante de veículos elétricos cortou os preços no início de 2024, conquistando participação de mercado. A BYD evitou novos incentivos desde então em meio a um aumento de pedidos, mas supostamente adicionou alguns descontos modestos para dezembro. A Li Auto e a Tesla anunciaram descontos recentes na China e outros incentivos.
Assim, as ações da BYD negociadas nos EUA caíram pouco mais de 1% nas negociações do mercado de ações da semana passada, um quinto declínio semanal consecutivo e a sétima perda em oito semanas.
As ações da Tesla caíram 2,1% para US$ 345,30 na semana, revertendo uma alta de dois anos, mas saltaram 3,7% na sexta-feira.
A Li Auto entregou 48.740 veículos em novembro, um aumento de 18,8% em relação ao ano anterior, mas uma queda de 5,25% em relação aos 53.709 de outubro. Foi o segundo declínio consecutivo. O Deutsche Bank estimou que a Li Auto entregaria cerca de 52.000 VEs em novembro.
A Li Auto começou a oferecer um desconto em dinheiro para os modelos Li L7, L8, L9 e Mega. Junto com empréstimos com juros zero, isso poderia levar a economia total para aproximadamente US$ 2.170.
As ações da Li subiram 5,6% na semana passada, após uma queda de quatro semanas que empurrou as ações abaixo de suas linhas de 50 e 200 dias. A queda ocorreu depois que a expectativa de venda para o quarto trimestre da empresa desapontou. Com base em suas perspectivas para o quarto trimestre de 160.000-170.000 veículos ela precisa vender 57.551 em dezembro para atingir o limite inferior.
As vendas gerais da Nio chegaram a 20.575 unidades em novembro, um aumento de 28,9% em relação ao ano anterior, mas uma queda de 1,9% em relação aos 20.976 de outubro.
Isso incluiu 15.493 entregas da marca mais premium Nio, caindo 2,9% em relação ao ano anterior e 7% em relação a outubro. A submarca mais barata Onvo entregou 5.082 crossovers Onvo L60, um aumento de 17,7% em relação a outubro para um novo recorde.
A XPeng entregou um recorde de 30.895 EVs em novembro, um aumento de 54,2% em relação ao ano anterior e 29,2% em relação a outubro. As vendas superaram as expectativas do Deutsche Bank, de 30.000 EVs. As entregas do sedan M03, da nova submarca acessível Mona, ultrapassaram 10 mil. As entregas do novo sedan P7+, lançado em 7 de novembro, ultrapassaram 7 mil unidades.
As ações da XPeng subiram 1,5% na última semana, recuperando a linha de 50 dias, mas ainda estão abaixo da média de 10 semanas.
A Zeekr também entregou resultados recordes, com a venda de 27.011 veículos em novembro, um aumento de 106,1% em relação ao ano anterior e 7,8% em relação aos 25.049 de outubro. Foi o terceiro mês recorde consecutivo para a Zeekr, uma unidade da gigante automobilística chinesa Geely. Mas o Deutsche Bank esperava 30.000 EVs em novembro.
O SUV Zeekr 7X, lançado em setembro, foi visto como impulsionador das vendas. As ações da Zeekr subiram 4,6% na semana, logo acima da linha de 50 dias. A startup relatou perdas menores no terceiro trimestre no início de novembro.
A China e seus fabricantes de EV estão monitorando as políticas para EV e tarifas do presidente eleito Donald Trump. Muitas empresas chinesas de EV e baterias, incluindo a BYD, esperam se expandir no mercado dos EUA à medida que o crescimento desacelera em casa.
Com informações do Valor Pro