Eve, da Embraer, revela quantos ‘carros voadores’ já foram pedidos

A subsidiária da fabricante brasileira de aeronaves fechou o segundo trimestre com um prejuízo de US$ 36,4 milhões

Protótipo da Eve do eVTOL, sigla em inglês aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical, no pátio de instalação da Embraer, em Taubaté. Foto: Divulgação/Eve
Protótipo da Eve do eVTOL, sigla em inglês aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical, no pátio de instalação da Embraer, em Taubaté. Foto: Divulgação/Eve

A Eve registrou prejuízo líquido de US$ 36,4 milhões no segundo trimestre, crescimento de 15,8% nas perdas em um ano. A subsidiária da Embraer (EMBR3) que desenvolve o “carro voador” (eVTOL) ainda é pré-operacional e não registra receitas.

A companhia investiu US$ 36,3 milhões em pesquisa e desenvolvimento entre abril e junho, alta de 66,4% na comparação anual, com a intensificação nos esforços para a criação do seu primeiro protótipo funcional.

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Eles destacam que acordos para fornecimento de peças aos eVTOL estão praticamente concluídos. A campanha de voo inicial do seu protótipo, que já está montado, deve acontecer até o fim do ano na base de Gavião Peixoto (SP).

Pedidos de ‘carros voadores’

A carteira de pedidos da Eve fechou o segundo trimestre no valor de US$ 14,5 bilhões, com 30 clientes pedindo um total de 2.900 unidades. A maior parte dos pedidos, 44% do total, veio de clientes da América do Norte.

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Segundo a empresa, houve queima de caixa de US$ 31,4 milhões no trimestre e prevê um consumo de até US$ 170 milhões no ano. A posição de caixa da empresa ao fim de junho era de US$ 206,5 milhões.

Com informações do Valor Econômico

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