Boeing lança astronautas da Nasa pela primeira vez após anos de atrasos

Estreia da Starliner ocorre anos após o prazo devido a falhas na espaçonave. O lançamento bem-sucedido de hoje foi a terceira tentativa com astronautas desde o início de maio

Lançamento da aeronave espacial tripulada Starliner, da Boeing, na base da NASA, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA) Foto: Divulgação/Boeing
Lançamento da aeronave espacial tripulada Starliner, da Boeing, na base da NASA, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA) Foto: Divulgação/Boeing

A Boeing lançou hoje astronautas pela primeira vez ao espaço, em uma operação em conjunto com a Nasa, após anos de atraso devido a problemas na espaçonave Starliner.

Os dois pilotos de teste da Nasa, Butch Wilmore e Suni Williams, decolaram a bordo da cápsula da Starliner em direção à estação Espacial Internacional, os primeiros a voar na nova espaçonave.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A viagem deve durar 25 horas, com chegada marcada para quinta-feira (6). Eles passarão pouco mais de uma semana no laboratório em órbita antes de retornarem à Starliner para um pouso remoto no deserto do oeste dos EUA, em 14 de junho.

A estreia da Starliner ocorre anos após o prazo devido a falhas na espaçonave. O lançamento bem-sucedido de hoje foi a terceira tentativa com astronautas desde o início de maio.

Últimas em Negócios

A Boeing foi contratada junto com a SpaceX de Elon Musk há uma década para transportar astronautas da Nasa para a estação espacial.

A agência espacial queria duas empresas americanas concorrentes para o trabalho após a aposentadoria dos ônibus espaciais, pagando US $ 4,2 bilhões para a Boeing e um pouco mais da metade disso para a SpaceX.

O Starliner da Boeing e o Dragon da SpaceX são projetados para serem totalmente autônomos e reutilizáveis. Wilmore e Williams ocasionalmente assumirão o controle manual da Starliner durante o caminho até a estação espacial, para verificar seus sistemas.

Se a missão correr bem, a NASA irá alternar entre SpaceX e Boeing para voos do tipo a partir do próximo ano

Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Aviação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS