Aeroportos brasileiros sofrem pouco impacto de apagão cibernético global; sistema de reserva da Azul é afetado
Apagão em sistemas da Microsoft afeta diversas operações ao redor do globo; impacto no setor aéreo brasileiro ainda é pequeno
Os aeroportos brasileiros estão sendo pouco afetados pelo apagão global dos sistemas Microsoft e CrowdStrike que causa problemas ao redor do mundo nesta sexta-feira (19). No entanto, alguns voos estão com atrasos.
Entre as companhias aéreas brasileiras, a Azul diz que seu sistema de gestão de reservas foi prejudicado pelo evento. Gol e Latam afirmam que, até o momento, não foram impactadas.
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O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) divulgou nota há pouco para reiterar que “o apagão cibernético global ocorrido nesta madrugada que atingiu a movimentação aérea em muitos países no mundo não afetou o controle de tráfego aéreo do país, impactando pontualmente apenas operações de check-in de algumas companhias aéreas”.
O GRU Airport, operador do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o maior terminal aeroportuário do Brasil, afirma, em nota, que as suas operações ocorrem normalmente nesta manhã.
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A Aena, que tem 17 concessões no Brasil, entre eles o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, diz que seus aeroportos estão funcionando normalmente e não houve impactos às operações de pouso e decolagem.
“Ainda assim, por questões das companhias aéreas, até às 8h30 desta sexta-feira houve o registro de oito voos com decolagens atrasadas”, complementam. Os voos atrasados são em Recife, Campo Grande (MS), Santarém (PA) e Montes Claros (MG).
A Inframerica, operadora do Aeroporto de Brasília, registrou atrasos superiores a 15 minutos em cinco voos, mas que seus sistemas e operações seguem na normalidade até o momento.
A RIOgaleão, operadora do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, informou que seus sistemas operam normalmente e que há, no momento, registro de cinco voo atrasados.
Impacto nas companhias
A Azul informou que o apagão cibernético global que afeta sistemas Microsoft e CrowdStrike está impactando seu sistema de gestão de reservas e pode causar atrasos pontuais nos voos.
“A recomendação é que os clientes que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da companhia” afirma a empresa, em nota.
No Aeroporto de Brasília cinco voos da Azul sofreram atraso, de acordo com a operadora Inframerica. Já no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, a operadora RIOgaleão afirma também que cinco voos da Azul estão em atraso.
Gol e Latam, por sua vez, afirmam que suas operações até o momento não foram impactadas pela pane global e recomendam passageiros a checarem o status dos seus voos como medida de precaução.
Posição do governo
O ministério dos Portos e Aeroportos admite que a pane global “tem provocado alguns atrasos pontuais em voos, mas sem impactos na operação de pousos e decolagens até o momento no Brasil”.
Mais cedo, o ministro Silvio Costa Filho já havia passado a mesma informação, em postagens em sua conta no X. “Vamos continuar monitorando ao lado da @oficial_Anac para que o nosso transporte aéreo não tenha prejuízos”, escreveu.
Costa Filho acompanha nesta manhã o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpre agenda de eventos oficiais em São José dos Campos (SP).
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse, na manhã desta sexta, que “monitora a situação e está em contato com os operadores aéreos e aeroportuários para avaliar e minimizar eventuais impactos no setor aéreo”
Com informações do Valor Econômico