Morning call: bolsa tenta manter bom momento com plano da Petrobras (PETR4) no radar
Também pode repercutir na bolsa de valores hoje o pronunciamento do ministro Fernando Haddad
O morning call de hoje começa indicando que a bolsa tenta manter, na última sessão da semana, o bom desempenho experimentado recentemente.
Na sessão de hoje deve haver repercussão do anúncio do plano de investimentos de uma gigante da bolsa.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
A Petrobras (PETR4) indicou nesta quinta-feira (23) que seu conselho de administração aprovou plano de investimentos de US$ 102 bilhões para o período entre os anos de 2024 e 2028. A companhia também informou que pretende manter sua atual política de dividendos.
Ontem, a bolsa de valores operou mais um dia em alta. O Ibovespa subiu 0,43%, cotado a 126.626,73 pontos.
Últimas em Morning Call
Assim, o índice renovou sua máxima de 2023, atingida no pregão de quarta-feira, quando bateu o melhor patamar de fechamento desde julho de 2021. Vale lembrar que o dólar subiu e registrou alta para a cotação de R$ 4,9073.
O mercado também deve repercutir pronunciamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele será feito a partir das 9h em São Paulo e o tema será informado apenas no encontro com os jornalistas.
Além da repercussão da fala de Haddad e do plano de investimento da Petrobras, as bolsas asiáticas costumam influenciar a sessão por aqui neste morning call. Vamos ao fechamento dos mercados por lá:
Bolsas asiáticas
Os mercados acionários da Ásia não tiveram direção única, nesta sexta-feira (24). Na volta de feriado no Japão, a Bolsa de Tóquio subiu, mas Xangai exibiu queda. O dia, além disso, era atípico pelo feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, que levou a uma pausa nos negócios ontem e a uma sessão abreviada hoje no país.
A Bolsa de Xangai fechou em baixa de 0,68%, em 3.040,97 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, caiu 1,08%, a 1.988,33 pontos.
Estrategista de mercado da IG, Jun Rong Yeap comentava que, apesar de medidas recentes de estímulo ao setor imobiliário por Pequim, continua a haver cautela sobre o quadro nesse segmento.
Além disso, o morning call aponta que dados recentes do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) pelo mundo apontam para demanda global ainda contida, o que tende a afetar a recuperação chinesa, acrescentou.
Entre ações em destaque, as companhias de softwares lideraram as perdas hoje, com Beijing Kingsoft Office Software em queda de 4,9% e Shanghai Baosight Software, de 2,4%.
Japão
Em Tóquio, o índice Nikkei registrou alta de 0,52%, para 33.625,53 pontos. A fraqueza do iene ajudou ações de exportadoras japonesas, enquanto o núcleo da inflação ao consumidor em outubro no país foi apontado como abaixo da previsão, o que colaborou para o otimismo.
Montadoras se destacaram, com Mazda Motor em alta de 3,0% e Toyota Motor, de 2,8%. Mitsubishi Heavy Industries registrou alta de 6,2%.
Coreia do Sul e Hong Kong
Na Coreia do Sul, o índice Kospi fechou em queda de 0,73%, em 2.496,63 pontos, encerrando na mínima do dia.
Ações ligadas ao setor de tecnologia pesaram no índice, mas houve alta de direção, com o feriado nos EUA afetando a presença de estrangeiros. SK Hynix e Samsung Electronics tiveram baixas de 1,6% e 1,0%, respectivamente. LG Electronics caiu 1,0%.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng teve baixa de 1,96%, a 17.559,42 pontos. Em Taiwan, o Taiex caiu apenas 0,04%, para 17.287,42 pontos, após oscilar entre ganhos e perdas ao longo do pregão.
Bolsas na Oceania
Na Oceania, neste morning call, o índice S&P/ASX 200 em Sydney fechou em alta de 0,17%, em 7.040,80 pontos. A bolsa australiana corrigiu assim parte das perdas mais disseminadas vistas no dia anterior. Concessionárias se saíram bem nesta sexta-feira, o que compensou a perda vista no setor de tecnologia da informação.
Com informações da Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo