IF Hoje: Investidores analisam medidas do novo governo, começando por impostos sobre combustíveis
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu prorrogar por dois meses a desoneração de PIS/Cofins e Cide sobre a gasolina, o etanol e o diesel
- Mercado segue fechado nos EUA, na China e na maior parte da Ásia
- Boletim Focus traz expectativas para o ano que começa
- Com posse de Fernando Haddad como ministro, a equipe econômica do novo começa o trabalho
A semana deve começar devagar no mercado financeiro mundial com as Bolsas da maior parte dos países asiáticos e as dos Estados Unidos fechadas ainda devido às comemorações do Ano Novo.
No Brasil, tem início o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República. Sua agenda nesta segunda-feira (2) tem 15 encontros com chefes de Estado e representantes de países que participaram da cerimônia de posse no domingo (1º). De manhã, Fernando Haddad toma posse como ministro da Fazenda. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estará presente à cerimônia.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Os investidores estão agora analisando as primeiras iniciativas do novo governo na economia, comentários dos membros da administração e perspectivas para traçar suas estratégias para 2023. Por ora, as projeções com que trabalham estão retratadas na edição desta semana do Boletim Focus, que já saiu.
A medida que já mexe com os humores do mercado é a decisão de Lula de prorrogar a isenção de impostos dos combustíveis por dois meses, segundo anunciado na noite de domingo (1º) pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), indicado para a presidência da Petrobras.
Últimas em Morning Call
A desoneração de PIS/Cofins e Cide sobre os combustíveis venceu no domingo (1º). Na gasolina, por exemplo, isso significa um impacto de R$ 0,69 na bomba. Lula deve editar uma MP (Medida Provisória) para postergar por 60 dias o fim do alívio dos impostos federais. O combinado com Haddad era um adiamento de 30 dias, para recompor a arrecadação do governo federal, mas o presidente não quer ter o desgaste do aumento dos preços logo no início do mandato.
Essa resolução terá impacto, a princípio, sobre a inflação e nas ações das empresas do setor negociadas da Bolsa de Valores B3, notadamente a Petrobras, a Ultrapar, dona da rede de postos Ipiranga, e a Raízen.
Agenda do dia
- Dia todo – EUA: Mercado fechado por feriado de Ano Novo
- Dia todo – China: Mercado fechado por feriado de Ano Novo
- 9h – Brasil: Posse de Fernando Haddad como ministro da Economia
- 6h – Zona do Euro: PMI industrial da S&P Global (dezembro)
- 8h25 – Brasil: Boletim Focus
- 15h – Brasil: PMI industrial da S&P Global (dezembro)