IF Hoje: Inflação nos EUA em junho fica acima do esperado e faz previsão para juros começar a subir
Índice de preços ao consumidor ficou em 1,3% em junho, contra previsão de 1,1%
A divlugação do índice oficial da inflação ao consumidor nos Estados Unidos é o grande destaque desta quarta-feira (13).
O CPI de junho ficou em 1,3% ante maio e em 9,1% contra o mesmo mês de 2021, muito acima das expectativas, que eram, respectivamente, de 1,1% e 8,8%.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
O comportamento da inflação ajuda a balizar as apostas dos investidores para a taxa de juros americana. Com a tendência de alta dos preços, o Fed (Federal Reserve, banco central americano) deve seguir aumentando os juros no país, atualmente no intervalo 1,5%-1,75% ao ano. Se, antes da divulgação do CPI, a maioria dos analistas apostava em uma elevação de 0,75 ponto percentual na reunião do comitê de política monetária do Fed em agosto, agora já se fala mais em 1 ponto percentual.
Como afeta os investimentos?
Os juros mais altos favorecem a renda fixa nos EUA e fazem crescer a aversão às aplicações consideradas mais arriscadas, como as ações negociadas na Bolsa de Valores. As de empresas de tecnologia, negociadas na Bolsa Nasdaq, estão entre as que vêm sofrendo mais. E não só nos EUA: os investidores internacionais acabam abandonando as aplicações em países emergentes, como o Brasil. Esse é um dos motivos que explicam a queda da Bolsa B3 e a valorização do dólar ante o real nos últimos meses.
Últimas em Morning Call
Agenda do dia
- 9h: Pesquisa mensal do comércio (maio), do IBGE
- 9h30 – EUA: CPI (junho)
- 11h30 – EUA: Estoques de petróleo bruto
- 15h – EUA: Livro Bege
- S/h: Câmara dos Deputados deve votar a PEC dos benefícios em segundo turno