Morning call: bolsa volta do feriado de olho nos Estados Unidos e balanço do Bradesco (BBDC4)

Confira o que esperar do mercado nesta quinta-feira, volta do feriado

Agência do Bradesco na Avenida Paulista. Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo
Agência do Bradesco na Avenida Paulista. Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo

O mercado brasileiro reabre hoje após o feriado e também depois da decisão sobre a taxa básica de juros nos Estados Unidos. É esta a principal conclusão do morning call de hoje.

Logo cedo, o Bradesco (BBDC4) divulgou seu balanço para o primeiro trimestre de 2024. O banco teve lucro líquido recorrente de R$ 4,211 bilhões no primeiro tri do ano, com alta de 46,3% na comparação com o quarto trimestre de 2023 e queda de 1,6% ante igual período do ano anterior. O resultado completo você lê aqui.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Ontem, o Fed (Federal Reserve , o banco central americano) manteve os juros nos Estados Unidos, em decisão unânime e amplamente esperada pelo mercado. Foi a sexta reunião seguida em que a autoridade monetária dos EUA no intervalo de 5,25% a 5,5% ao ano. Com isso, os juros do país seguem no maior nível desde 2001.

Dessa forma, é provável e esperado que a bolsa de valores repercuta por aqui, com um dia de atraso, esses dois fatos: a taxa de juros e as falas de Powell.

Últimas em Mercado financeiro

Mas há outros pontos importantes da agenda econômica nesta quinta-feira (2). O primeiro é a divulgação do índice PMI da indústria de transformação de abril. E há balanços, muitos balanços referentes ao primeiro trimestre do ano.

  • Bradesco (BBDC4)
  • WEG (WEG3)
  • Iguatemi (IGTI11)
  • Gerdau (GGBR4)
  • Eztec (EZTC3)
  • Apple (AAPL34)
  • Novo Nordisk (N1VO34)

Morning call: para o investidor prestar atenção

Então, vale lembrar ao investidor que importantes instituições financeiras – Goldman Sachs, Itaú BBA e BTG Pactual – fizeram suas apostas a respeito do valor de dividendos da Petrobras (PETR4) relativos ao primeiro trimestre do ano.

Assim, o interessado encontra aqui mais informações nesta reportagem da Inteligência Financeira. Importante destacar que a estatal divulga seu balanço no próximo dia 13.

Dessa maneira, a bolsa de valores fechou o mês em queda de 1,70%. Na terça-feira, a queda foi de 1,12%, aos 125.924 pontos. O dólar, por sua vez, fechou o dia em alta de 1,52%, cotado a R$ 5,1927. No mês de abril a moeda norte-americana valorizou 3,5%.

Bolsas da Ásia fecham sem direção única, após anúncio do Fed

As bolsas da Ásia e do Pacífico encerraram os negócios no morning call desta quinta-feira sem direção única, espelhando o comportamento de Wall Street ontem após o anúncio de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

O índice japonês Nikkei teve leve baixa de 0,10% em Tóquio hoje, a 38.236,07 pontos, pressionado por ações do setor automotivo e ligadas a eletrônicos, enquanto, na volta de um feriado, o sul-coreano Kospi caiu 0,31% em Seul, a 2.683,65 pontos, e o Taiex cedeu 0,85% em Taiwan, a 20.222,44 pontos.

Por outro lado, o Hang Seng saltou 2,50% em Hong Kong, a 18.207,13 pontos, impulsionado por ações de tecnologia, também ao retornar de um feriado. Na China continental, os mercados estão fechados desde ontem e só reabrirão na segunda-feira (06), devido a um feriado.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul, com a ajuda de ações das maiores empresas do país em termos de valor de mercado. O S&P/ASX 200 avançou 0,23% em Sydney, a 7.587,00 pontos.

Bolsas nos EUA encerram pregão com sinais divergentes, depois de fala de Powell

Ontem, as bolsas de Nova York terminaram o pregão com sinais divergentes, após o Fed, o banco central dos EUA, mais uma vez deixar seus juros inalterados, como era amplamente esperado, mas também sinalizar que um aumento das taxas é improvável, apesar da inflação persistente nos EUA.

O presidente do Fed, Jerome Powell, reconheceu um recente revés na luta contra a inflação, mas disse que é mais provável manter a taxa de juros no nível atual por mais tempo do que aumentá-la novamente. Nesta quarta (1), o Fed manteve a taxa básica de juros dos EUA estável.

O Fed destacou, em comunicado, o progresso abaixo do esperado na redução da inflação durante o primeiro trimestre. Durante a coletiva de imprensa, que se dá após o comunicado da decisão de juros, Powell ressaltou que a autoridade vai manter os juros inalterados pelo tempo que for necessário.

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,23%, em 37.903,29 pontos, o S&P 500 recuou 0,34%, a 5.018,39 pontos, e o Nasdaq caiu 0,33%, a 15.605,48 pontos.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS