Milhares de passageiros continuam sofrendo com os efeitos do apagão cibernético

Na sexta-feira (19) 12.876 voos foram atrasados dentro, para, ou fora dos EUA, e 5.168 voos foram cancelados globalmente

Imagem ilustrativa para risco cibernético, apagão tecnológico, defeitos em serviços online, Foto: Supatman/Getty Images

As companhias aéreas e outras empresas continuam se recuperando do apagão cibernético que pode se tornar a maior falha de TI da história, e passageiros ainda estão tendo dificuldade de embarcar em voos programados para este sábado (20).

Uma falha em uma atualização de software implementada pela empresa de cibersegurança CrowdStrike na sexta-feira (19) derrubou os sistemas operacionais da Microsoft em todo o mundo, paralisando companhias aéreas e bancos em todo o mundo.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, pediu desculpas pelo erro e disse que a empresa continua a trabalhar com “clientes e parceiros para resolver este incidente”. Sua conta no X (Twitter) ainda não ofereceu uma atualização sobre a questão neste sábado (20).

Problema ainda não foi totalmente resolvido

A CrowdStrike forneceu uma correção para a falha, mas o problema ainda não foi totalmente resolvido e seus impactos ainda estão sendo sentidos, embora muitas empresas estejam começando a se recuperar.

Últimas em Mercado financeiro

A United Airlines, em um comunicado divulgado na manhã de sábado (20), informou aos viajantes que “embora a maioria de nossos sistemas tenham se recuperado da interrupção mundial de software de terceiros, podemos continuar a experimentar alguma interrupção em nossa operação, incluindo atrasos e cancelamentos de voos”. A companhia está oferecendo uma isenção de viagem para permitir que as pessoas alterem seus voos.

Centenas de voos foram cancelados neste sábado

Na manhã deste sábado (20), centenas de voos foram cancelados ou atrasados — e os números estavam apenas aumentando. Quase 3 mil voos foram atrasados partindo dos EUA para o exterior até as 11h30, ante 1.532 no início do dia. Os cancelamentos de voos globais totalizaram 1.621, ante 1.401, segundo o FlightAware.com.

Ainda assim, esses números são bem melhores em comparação com o desastre de sexta-feira (19), quando 12.876 voos foram atrasados dentro, para, ou fora dos EUA, e 5.168 voos foram cancelados globalmente.

Os passageiros continuam a enfrentar interrupções — muitos no X (Twitter) dizem que ficaram presos no aeroporto por várias horas — e há questões sobre as implicações financeiras para as companhias aéreas e os custos para as empresas evitarem que a catástrofe se repita.

“As empresas provavelmente examinarão suas capacidades de resposta a incidentes e a necessidade de ter planos de backup. Enxergamos um ciclo de gastos impulsionado pela emergência”, escreveu o analista da TD Cowen, Shaul Eyal.

Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Tecnologia


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS