Itaú (ITUB4) usa IA para permitir transferência de dinheiro por mensagem de WhatsApp
A solução, inicialmente em período de testes, permite que os clientes façam transações de até R$ 200 por dia via Pix
O Itaú Unibanco (ITUB4) anunciou nesta sexta-feira (22) um serviço de transferência de recursos por meio de mensagens no WhatsApp. O serviço, inicialmente com uma base de cinco mil clientes, deve se expandir em fases nos próximos meses.
A solução do WhatsApp permite que os clientes do banco façam transações de até R$ 200 por dia via Pix, a partir de mensagens de texto ou áudio.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Dessa forma, o envio de recursos acontece sem a necessidade de entrar no aplicativo do banco. Além disso, o usuário poderá dividir despesas e gerar comprovante da transação.
Segundo executivos do Itaú Unibanco (ITUB4), em breve a funcionalidade permitirá também a interpretação de imagens, como gifs e emojis.
Últimas em Mercado financeiro
Além disso, clientes do banco também poderão consultar informações do Minhas Vantagens, programa de fidelidade do Itaú.
De acordo com o principal executivo de tecnologia do Itaú, Ricardo Guerra, as novidades representam a primeira etapa de um plano mais amplo de uso da inteligência artificial generativa para comunicação e transações.
“Chegou a hora de fazer a experiência com o cliente e entendemos que podemos fazer isso com segurança”, afirmou Guerra.
Também nesta sexta, o Itaú (ITUB4) anunciou sua estreia em novas fases do Pix, incluindo o pagamento de mensalidades e as prestações de compras financiadas.
Novas funcionalidades do WhatsApp
O anúncio do Itaú chega no momento em que o WhatsApp, da Meta, amplia rapidamente sua prateleira de funcionalidades.
Na quinta-feira (21), por exemplo, o aplicativo lançou um recurso que transforma as mensagens de áudio no aplicativo em textos.