Investidores tiveram R$ 284 mil devolvidos no 1º semestre por falhas em plataformas

Foram registradas 152 solicitações de ressarcimento entre janeiro e junho

Saiba como pedir estorno de investimento na bolsa - REUTERS/Amanda Perobelli
Saiba como pedir estorno de investimento na bolsa - REUTERS/Amanda Perobelli

No primeiro semestre de 2024, a BSM Supervisão de Mercados, principal autorreguladora do mercado de capitais brasileiro, registrou 152 solicitações de ressarcimento de investidores perante o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP). O número representa redução de 19% em relação ao 1º semestre de 2023, quando houve 186 solicitações.

O valor dos ressarcimentos realizados entre janeiro e junho de 2024 somou R$ 284.036,12, incluindo os casos julgados pela CVM, enquanto, no primeiro semestre de 2023, o valor dos ressarcimentos foi de R$ 341.023,51.

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Por que o dinheiro foi devolvido aos investidores?

As falhas em plataformas de negociação foram os principais motivos das solicitações ao MRP, responsáveis por 31% dos pedidos realizados pelos investidores no primeiro semestre do ano. Em seguida, aparecem as solicitações por falhas em execução de ordens de serviço (26%) e por liquidação compulsória (19%).

“O número de pedidos de ressarcimento vem caindo ao longo dos anos, assim como o montante pago aos investidores. Alguns motivos que explicam essa redução são o aprimoramento na qualidade do atendimento aos participantes e também a atuação mais presente das áreas de ouvidoria, que buscam orientar e apresentar soluções para as solicitações dos investidores antecipadamente”, comenta César Mendonça, superintendente de Processos da BSM.

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Durante o semestre, a equipe da BSM julgou 171 solicitações, das quais 89 foram julgadas improcedentes e 17 foram julgadas procedentes ou parcialmente procedentes.

Parte das solicitações enviadas ao MRP pelos investidores não preenchem os requisitos básicos para o ressarcimento e, por isso, não chegam a ser analisadas. No primeiro semestre, 65 solicitações foram arquivadas por falta de evidências ou porque o motivo do pedido de ressarcimento não era coberto pelo MRP – ou seja, não tiveram a ver com falha dos participantes em operações de bolsa.

Como funciona o MRP? Como o investidor pode ter o dinheiro devolvido?

O MRP assegura a todos os investidores ressarcimento de prejuízos de até R$ 200 mil por ocorrência, comprovadamente causados por erros ou omissões de participantes dos mercados administrados pela B3, em relação à intermediação de operações de bolsa com valores mobiliários, como compra e venda de ações, derivativos e fundos listados, além de serviços de custódia.

O mecanismo para que os investidores tenham dinheiro devolvido também assegura o ressarcimento dos recursos financeiros depositados em conta corrente no participante relativos a operações em mercado organizado de bolsa em caso de intervenção ou decretação de liquidação extrajudicial pelo Banco Central do Brasil, e nas demais hipóteses de liquidação previstas em lei.

O que fazer em caso de prejuízo na bolsa?

Logo, veja abaixo os passos necessário para acionar o mecanismo e realizar uma solicitação:

  1. Avalie se a ocorrência que ocasionou o prejuízo está de acordo com as regras descritas no Regulamento do MRP da B3. O ressarcimento só pode acontecer diante das seguintes hipóteses:
  • Execução incorreta ou não execução de ordens que envolvam a negociação de ativos em ambiente de bolsa de valores;
  • Uso de recursos financeiros, valores mobiliários ou outros ativos de forma inadequada, diferente do que diz a regulação ou o contrato com o investidor;
  • Entrega de valores mobiliários ou ativos ilegítimos ou de circulação restrita;
  • Uso de procuração ou documentos necessários à transferência de valores mobiliários que sejam ilegítimos;
  • Oferta de produtos e serviços que não cumprem a verificação de perfil do investidor;
  • Intervenção ou decretação de liquidação extrajudicial pelo Banco Central do Brasil frente a recursos depositados relativos a operações em mercado organizado de bolsa.

    2. Portanto, fique atento ao prazo da solicitação. As solicitações podem ser apresentadas no prazo de 18 meses a partir da data do fato que tenha causado o prejuízo.

    3. Assim, caso a solicitação se enquadre nas hipóteses, o investidor deve mandar os dados para o MRP diretamente pelo site da BSM.

    4. Então, para dar início à solicitação de ressarcimento, o investidor deve ter em mãos os seguintes dados:
  • Nome da instituição que tenha dado causa ao prejuízo reclamado;
  • Contudo, o valor do prejuízo reclamado, lembrando que o ressarcimento hoje é de R$120 mil por ocorrência. A partir de 2024, esse valor será de R$ 200 mil.

Dessa forma, para saber como o investidor pode ter dinheiro devolvido, a Inteligência Financeira conversou com o CEO e diretor de autorregulação da BSM, responsável pelo MRP, André Demarco, que explica em detalhes como o sistema funciona:

O que fazer quando a corretora erra? (André Demarco) | Inteligência Financeira

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