IF HOJE: mercado repercute indicações para o comando da Petrobras

O governo indicou dois novos nomes para as presidências executiva e do conselho de administração da companhia na noite de quarta (6)

Sede da Petrobras. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Sede da Petrobras. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (7), o mercado financeiro repercute as duas novas indicações do governo federal para o comando da Petrobras. O Ministério das Minas e Energia divulgou os nomes na noite de quarta (6).

Para o cargo de presidente executivo, hoje ocupado pelo general Joaquim Silva e Luna, foi indicado José Mauro Ferreira Coelho. Esta era a posição para a qual tinha sido apontado o economista Adriano Pires, que declinou do convite nesta semana. Para presidir o conselho, o comitê de elegibilidade da Petrobras já concluiu que o executivo Márcio Weber preenche os requisitos necessários e não tem impedimentos para concorrer à vaga na assembleia geral ordinária e extraordinária de acionistas do dia 13 de abril. Weber foi indicado pela União à presidência do colegiado depois da desistência de Rodolfo Landim. A análise de Weber ocorreu de forma mais célere, dado que ele é candidato à reeleição ao conselho e que já estava incluído na primeira lista enviada a União como candidatos ao conselho, em 9 de março.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Por que importa?

Os novos indicados para os cargos devem mexer com as ações da Petrobras, de acordo com qual é a visão que eles têm atualmente sobre a política de preços da Petrobras.

Como afeta seus investimentos?

Se os indicados forem a favor da dolarização e internacionalização dos preços, as ações da petroleira devem subir. Caso eles sejam favoráveis a mudanças na política de preços, com menos ajustes, as ações tendem a cair.

Fique por dentro:

Conta de luz terá redução de cerca de 20%, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (6) que todos os consumidores brasileiros estarão enquadrados na bandeira verde, nível em que as condições de geração de energia estão favoráveis e em que as tarifas não sofrem nenhum acréscimo, a partir do próximo dia 16. Com isso, Bolsonaro previu uma redução de 20% nas contas de luz. “Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%”, escreveu o presidente em sua conta no Twitter.

Partidos da 3ª via prometem anunciar candidatura única no dia 18 de maio

Os partidos União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania, que formam a chamada terceira via, vão anunciar pré-candidatura única à Presidência da República no dia 18 de maio. A decisão foi tomada após reunião na tarde de hoje, em Brasília, com os presidentes nacionais das quatro legendas – Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB), Luciano Bivar (União Brasil) e Roberto Freire (Cidadania). O grupo tem como pré-candidatos o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

EUA e Reino Unido adotam mais sanções contra a Rússia

Nesta quarta, os Estados Unidos e o Reino Unido implementaram novas sanções contra a Rússia, a quem acusam de crimes de guerra na Ucrânia. Agora, os americanos impedem novos investimentos na Rússia irão congelar os ativos que o banco público Sberbank e o privado Alfa Bank têm no país. Já os britânicos determinam “o fim das importações britânicas de energia russa”.

Para acompanhar hoje:

  • 9h30 – EUA: pedidos de seguro-desemprego até 30 de março

(Com Valor Econômico)

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS