Vivara (VIVA3) e Caixa Seguridade (CXSE3) devem entrar no Ibovespa, projeta Itaú BBA

Banco aponta também que Marcopolo (POMO4), Auren (AURE3) e Smart Fit (SMFT3) estão perto de inclusão na carteira teórica do índice de referência da bolsa de valores

Painel mostra desempenho do mercado de ações na B3. Foto: Cris Faga/NurPhoto/Reuters
Painel mostra desempenho do mercado de ações na B3. Foto: Cris Faga/NurPhoto/Reuters

A carteira teórica do Ibovespa pode ter novidades em breve. Conforme o Itaú BBA, Vivara (VIVA3) e Caixa Seguridade (CXSE3) devem entrar na composição do índice de referência da bolsa de valores brasileira no próximo rebalanceamento.

“Com base em nosso modelo atual, VIVA3 e CXSE3 ultrapassaram o limite do índice de negociabilidade estabelecido na metodologia da B3”, aponta Daniel Gewehr, estrategista-chefe do Itaú BBA.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“Nossas estimativas indicam um peso de 0,16% para VIVA3 e 0,38% para CXSE3”, aponta.

A B3 publicará prévias oficiais nos dias 1 de abril, 16 de abril e 2 de maio.

Últimas em Ibovespa

Enquanto o próximo reequilíbrio do Ibovespa está previsto para 8 de maio.

Se a estimativa do banco de investimento for confirmada, o número de componentes do índice passará de 86 para 88 – mesmo patamar de janeiro de 2023.

Próximas novidades

Simultaneamente, o Itaú BBA também apontou outras empresas que estão perto de inclusão na carteira téorica do Ibovespa.

São elas: Marcopolo (POMO4), Auren (AURE3) e Smart Fit (SMFT3).

“(As companhias) poderão aparecer nas prévias oficiais da B3, dependendo da evolução de seu índice de negociabilidade daqui para frente”, explica Daniel Gewehr.

Vale no topo

Por último, o relatório do banco de investimentos ainda sinaliza potenciais mudanças no peso das ações da Vale e nos papéis ordinários da Petrobras.

“O índice de negociabilidade da VALE3 e PETR3 aumentou em relação às demais empresas, possibilitando um ajuste para cima de seu peso de 0,47% e 0,38%, respectivamente, conforme nosso modelo”, escreve o estrategista-chefe do Itaú BBA.

Portanto, pelas previsões do Itaú BBA, o top 5 de ações de maior peso do Ibovespa pode ficar assim:

Vale (VALE3) -> 12,40%
Petrobras (PETR4) -> 7,63%
Itaú Unibanco (ITUB4) -> 7,54%
Petrobras (PETR3) -> 4,49%
Banco do Brasil (BBAS3) -> 3,66%

BofA também espera inclusões

Como a Inteligência Financeira destacou anteriormente, o Bank of America estimou que a carteira que valerá a partir de maio registrará as entradas de Vivara (VIVA3) e Auren (AURE3).

Adicionalmente, a equipe do banco americano apontou que existe a possibilidade de Marcopolo (POMO4) e Caixa Seguridade (CXSE3) também entrarem na composição do Ibovespa.

Porém, a inclusão dependerá dos valores negociados até o fim de abril.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS