Ibovespa recua refletindo temores fiscais; Petrobras tem alta
Plano do Ministério da Economia para reduzir preços dos combustíveis foi mal recebido pelo mercado
O Ibovespa recua na manhã desta terça-feira (7), em nova sessão de elevação dos juros futuros nos Estados Unidos e no Brasil. Localmente, investidores analisam o pacote de medidas anunciado pelo governo para baratear o preço dos combustíveis e seus possíveis impactos fiscais e na Petrobras.
Às 11h45, o índice acionário local recuava 0,12%, aos 110.057 pontos. Lá fora, o S&P 500 abriu em queda de 0,61%, Dow Jones recuava 0,63% e Nasdaq cedia 0,66%, enquanto o Stoxx 600 registrava perdas de 0,74%.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Enquanto, por um lado, investidores temem as repercussões fiscais das medidas apresentadas pelo governo ontem, por outro, entendem que o impacto deve ser positivo para a Petrobras. Para o Credit Suisse, a empresa deve se beneficiar, uma vez que a decisão não interfere diretamente na companhia e efetivamente a separa do debate político.
“Do ponto de vista da Petrobras e da indústria brasileira de petróleo e gás, a nova proposta não traz nenhum aumento da carga tributária, como impostos extraordinários sobre as empresas petrolíferas”, escrevem os analistas Regis Cardoso e Marcelo Gumiero. Para eles, este também é um exemplo da eficácia da forte governança da Petrobras em mitigar os riscos de interferência política.
Com isso, Petrobras ON e PN ganhavam 1,16% e 1,42%. Vale ON subia, 1,55%, enquanto a produção diária de aço bruto na China teve leve recuperação nos 11 últimos dias de maio, com alta de 0,9% frente ao período anterior, para 2,32 milhões de toneladas, segundo a consultoria Mysteel. Defensivas, Suzano ON e Klabin units também cresciam na sessão, 1,80% e 1,30%.
Já entre as maiores quedas, as empresas sensíveis à curva de juros seguem sua trajetória de queda. Positivo ON cede 4,32%, Totvs ON recua 4,22%, Locaweb ON perde 4,02% e Vi ON cai 3,96%.