Ibovespa começa pregão em queda após susto com inflação dos EUA

Índice de preços ao consumidor americano ficou em 9,1% em junho em base anual, contra 8,8% da projeção do mercado

(Foto: Divulgação/B3)
(Foto: Divulgação/B3)

O Ibovespa começou a sessão desta quarta-feira (13) no campo negativo após dados de inflação mais altos do que o esperado nos Estados Unidos, que tendem a levar o Federal Reserve (Fed) a aperto monetário mais forte e a uma possível recessão mais acentuada. Localmente, investidores observam dados de varejo e a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos benefícios, que começou a ser votada ontem na Câmara dos Deputados.

Às 10h12, o Ibovespa futuro recuava 0,41%, aos 97.929 pontos.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O contrato futuro do petróleo Brent para setembro tinha alta de 1%, a US$ 98,50 o barril, hoje pela manhã. Na bolsa de Dalian, o minério de ferro avançou 1,53%, a 732,00 iuanes.

Há pouco, foi divulgado o resultado do Índice de Preços do Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos: o núcleo avançou 0,7% em junho na comparação com maio, enquanto o consenso era de +0,5%. O CPI subiu 1,3% em junho ante maio e 9,1% na base anual – os consensos eram de 1,1% e 8,8%, respectivamente. Também nos EUA, está prevista para as 15h de hoje (horário de Brasilia) a divulgação do livro bege do Federal Reserve (Fed).

“Em nossa perspectiva, um CPI robusto deve dar novo gás para as yields dos Treasuries, especialmente as taxas de maturidades mais curtas”, escrevem analistas do BB Investimentos em relatório. “Nesse cenário de elevação dos juros, as bolsas devem convergir para o campo negativo até o final da sessão e o dólar tende a se fortalecer tanto frente às divisas emergentes quanto frente aos seus pares, com o DXY se sustentando acima dos 108 pontos.”

Domesticamente, o setor de varejo deve receber atenção de investidores, já que na sessão de ontem o setor foi responsável pelas três maiores altas do Ibovespa: Magazine Luiza ON avançou 11,41%, Via ON ganhou 9,44% e Americanas ON subiu 8,26%.

Na manhã desta quarta-feira, o IBGE informou que o volume de vendas no varejo restrito subiu 0,1% em maio ante abril na série com ajuste sazonal, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). A mediana de estimativas coletadas pelo Valor Data era de crescimento de 1%. Em abril frente a março, o crescimento foi revisado de 0,9% para 0,8%. Na comparação entre maio deste ano e o mesmo mês de 2021, o varejo restrito caiu 0,2%. No acumulado de 12 meses até maio, o comércio restrito acumula recuo de 0,4%, enquanto nos cinco primeiros meses de 2022, há ganho acumulado de 1,8%.

No noticiário corporativo, hoje o comitê de elegibilidade da Petrobras se reúne para analisar os executivos indicados ao novo conselho de administração da estatal. Além disso, a companhia informou ontem que começou a fase não vinculativa da venda da sua participação de 18,8% na usina elétrica a gás (UGE) Aracuária, no Paraná. Por fim, a empresa informou que o pagamento a investidores que tiveram títulos entregues e aceitos para recompra ocorrerá na sexta-feira (15).

Para a Eletrobras, terminou o prazo para inscrição de novas chapas candidatas ao novo conselho de administração. Os nomes indicados em junho tendem a prevalecer. A eleição está marcada para 5 de agosto.

Após o fim da sessão, a MRV deve divulgar a prévia operacional do segundo trimestre.

A J&F foi absolvida, por unanimidade, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em caso que analisou se houve abuso de poder de controle da empresa na Eldorado Celulose.

A SLC Agrícola terminou seu programa de recompra de ações, tendo adquirido 2 milhões de ações ordinárias, ou 0,94% do capital social da companhia.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS