Google vai pagar multa de US$ 391,5 milhões por violações de privacidade

Aplicativos da empresa continuavam a rastrear informações sobre usuários

Mão segura celular na página do Google, uma das bigtechs. Foto: Wikimedia
Mão segura celular na página do Google, uma das bigtechs. Foto: Wikimedia

Procuradores-gerais de 40 estados nos Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira que chegaram a um acordo com o Google para o pagamento de multa de US$ 391,5 milhões por violação às leis americanas de privacidade.

Os estados descobriram que os aplicativos do Google continuavam a rastrear informações sobre usuários, como localização e hábitos de consumo, mesmo após desativada as funcionalidades.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Esse tipo de dado se tornou importante para o setor de anúncios digitais, em especial para empresas como o Google. A controlada da Alphabet utiliza as informações para desenvolver anúncios personalizados.

As investigações dos estados começaram após a imprensa, incluindo o agência “Associated Press”, mostrar que o Google guardava informações de movimentação sobre seus usuários mesmo sem permissão.

Os procuradores-gerais concluíram que o Google violou leis de privacidade e de proteção ao consumidor após enganar usuários sobre as informações. O acordo prevê uma série de medidas que a empresa terá que tomar para dar transparência às suas práticas.

As ações da Alphabet tinham queda de 0,80% no começo da tarde desta segunda-feira, na Nasdaq, em Nova York.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Tecnologia


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS