Gol (GOLL4) recebe aval de credores para prolongar prazo de apresentação de plano de recuperação
O prazo de exclusividade para a Gol apresentar seu plano de reestruturação terminou no dia 21 de outubro. À corte, a Gol pediu mais 150 dias
A Comitê de Credores Quirografários da Gol (GOLL4) solicitou que o juiz a Corte de Nova York conceda a extensão do prazo de exclusividade para que a aérea apresente seu plano de recuperação judicial.
O sinal verde foi dado em manifestação enviada pelos credores à corte no dia 31 de outubro.
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Segundo especialistas, o aval do grupo de credores é um passo importante para que a Gol conquiste mais tempo para apresentar seu plano.
O julgamento está marcado para o dia 6 de novembro.
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O prazo de exclusividade para a Gol apresentar seu plano de reestruturação terminou no dia 21 de outubro.
À corte, a Gol pediu mais 150 dias.
Credores estão investigando transações da Gol
Em documento a que o Valor teve acesso, o grupo de credores destacou estar conduzindo uma série de investigações acerca de transações recentes da empresa.
Incluindo a própria operação que deu origem à Abra, pelo qual a holding se tornou detentora de capital controlador da Gol e maior credor garantido da empresa.
“Como parte dessa investigação, o Comitê enviou inúmeras solicitações de diligência, revisou milhares de documentos e conduziu entrevistas sobre a transação de março de 2023”, apontou o Comitê de credores, em documento.
Diante do cenário, o grupo tem negociado uma saída para o plano de recuperação judicial da Gol que atenda aos interesses dos credores.
Como um litígio não seria um cominho considerado favorável, uma vez que envolveria custos, eles optaram por dar mais tempo para a companhia apresentar o seu plano de reestruturação e continuarem as negociações.
Cenário de recuperação judicial da Gol
Segundo Joana Bontempo, consultora e head de reestruturação de empresas de CSMV Advogados, o cenário é positivo para a Gol.
“A Gol deve conseguir a extensão do período de exclusividade para apresentação do plano de recuperação no âmbito do processo de reestruturação nos Estados Unidos”
“Sobretudo ante o apoio expresso do comitê de credores e da complexidade da negociação do plano, que envolve múltiplas partes com interesses diversos”, disse.
A especialista explicou que essa extensão que a Gol recebeu é comum em recuperação judicial nos Estados Unidos.
A Latam, por exemplo, que atravessou um Chapter 11 entre 2020 e 2022, obteve quatro extensões que atingiram o limite legal de 18 meses de exclusividade, lembrou a advogada.
A Gol entrou em recuperação judicial no fim de janeiro passado, com uma dívida na casa de R$ 20 bilhões.
A empresa é a segunda aérea mais importante hoje no Brasil em termos de market share, atrás apenas da Latam.
A Gol foi procurada, mas não se manifestou sobre o tema.
Com informações do Valor Econômico