4 dicas para organizar as finanças e planejar as férias

Te ensino como se planejar para curtir os dias de descanso com tranquilidade sem comprometer o bolso

Gabriel Navarro dá dicas de finanças pessoais e investimentos na IF (Foto: Divulgação)
Gabriel Navarro dá dicas de finanças pessoais e investimentos na IF (Foto: Divulgação)

O período de férias é um dos mais esperados para quem trabalha, estuda e precisa de um tempo de descanso. Se os planos incluíram uma viagem, se organizar financeiramente é fundamental para curtir os dias com tranquilidade sem comprometer o bolso.

Recentemente, fiz uma viagem de férias com minha esposa e minha filha, e o planejamento fez toda a diferença.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Para te ajudar, separei algumas dicas baseadas na nossa experiência:

1. Defina o roteiro com bastante antecedência

Quanto mais detalhado e antecipado for o seu roteiro, mais realista será o seu orçamento. Registre os lugares que pretende ir, os restaurantes que planeja visitar, a estadia e todos os detalhes da viagem.

Últimas em Mercado financeiro

Isso ajuda a evitar surpresas durante as férias.

2. Faça um diagnóstico financeiro

Isso inclui levantar os gastos dos próximos meses, assim como as receitas.

Fazer um diagnóstico das finanças é importante para descobrir o quanto vocês conseguem poupar da renda da família para esse objetivo.

3. Encontre maneiras de gerar uma renda extra

Conseguir um dinheiro extra vai te permitir atingir seu objetivo mais rapidamente, principalmente se você não tiver muito tempo.

Para isso, o ideal é se fazer algumas perguntas: quanto tempo você pode dedicar? O que você gosta te fazer? Quais habilidades podem te ajudar a gerar essa renda?

Aqui tem algumas dicas de como se organizar para isso.

4. Crie uma carteira de investimentos para suas férias

Se cada um do casal poupar e investir R$ 500 por mês, em 24 meses vocês teriam em torno de R$ 27 mil, o suficiente para aproveitar boas férias.

Assim, é importante alinhar essa carteira de investimentos com os prazos da viagem e prestar atenção nas condições de liquidez e retorno.

Dica bônus: pesquise mais de um destino

Um bom planejamento financeiro requer dedicação. Se você não definiu ainda o destino das férias, faça pesquisas para comparar os custos em diferentes locais.

Dependendo da estação do ano e de outros fatores, você pode encontrar preços bem descontados.

Por fim, fica mais fácil decidir qual a opção mais adequada à sua capacidade financeira atual, considerando também o tempo que você tem para se programar para a viagem.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Viagens


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS