“Independência financeira é nosso poder ao longo da vida”, diz Carolina Cavenaghi, CEO da Fin4She

Entenda o atual cenário das mulheres no mercado financeiro e a importância de falar sobre o tema

A presença das mulheres no mercado financeiro vem crescendo nos últimos anos. Porém, mesmo com esse progresso, elas ainda enfrentam diversos desafios, como a falta de representatividade em cargos de liderança e desigualdade salarial em um ambiente ainda muito masculino.

De acordo com um estudo recente feito pela FESA Group, as executivas representam 33,86% nos cargos de lideranças nas empresas de finanças. Os dados confrontam a realidade populacional do Brasil, com 50% mulheres, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste sentido, mesmo com qualificações semelhantes, as mulheres no mercado financeiro ainda precisam passar por mais obstáculos para ter as mesmas posições de destaque que os homens.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Participação das mulheres nos investimentos ainda é baixa

Não são só nos cargos de liderança que a presença das mulheres ainda é baixa. De acordo com dados da B3, dos 5,8 milhões de investidores da bolsa, as mulheres representam 24%. Já no Tesouro Direto, elas são quase 27% dos investidores.

Em entrevista à Inteligência Financeira, Carolina Cavenaghi, cofundadora e CEO da Fin4She, explicou que esse é um número que vem crescendo. Um dos principais motivos para isso foi o acesso ao conteúdo, com mais mulheres falando sobre o tema.

Últimas em Mercado financeiro

“Esse número ainda é baixo perto dos homens pelo nosso histórico. O mercado financeiro foi feito pelos homens e para os homens. Neste sentido, os termos usados muitas vezes excluem as mulheres”, pontuou. Na visão de Carolina, muitos tabus estão sendo quebrados, mas o caminho das mulheres no mercado financeiro ainda é longo. Para saber mais sobre o tema, assista a entrevista completa!

A evolução das mulheres no mercado financeiro, com Carol Cavenaghi | Inteligência Financeira
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS