Howard Marks conta o principal segredo para investir bem – e uma abordagem surpreendente para o ESG
Marks fundou em 1995 a Oaktree, hoje a maior empresa de private equity e investimento em dívida privada do mundo, com US$ 156 bilhões sob gestão; ele diz que a economia americana está começando um ciclo de alta que deve durar vários anos
O americano Howard Marks fundou em 1995 a Oaktree Capital Management, hoje a maior empresa de private equity e investimento em dívida privada do mundo, com US$ 156 bilhões sob gestão, e é referência até para o grande ídolo do mercado financeiro Warren Buffett.
Em uma live realizada pelo Itaú Personnalité na terça-feira (23), Marks resume com bastante objetividade o principal segredo para investir bem e conta qual é a estratégia da Oaktree para aplicar em ativos seguindo os preceitos da boa governança corporativa, social e ambiental (ESG). Confira as principais ideias do lendário investidor.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO AGORA
“O mercado e a economia andam juntos. Quando a economia vai bem, as empresas vão bem e suas ações também. O interessante disso é que o mercado de ações [nos Estados Unidos] começou a subir em março de 2020, e continou subindo, bem antes de a economia se recuperar. As pessoas têm fé na retomada. A partir de agora, vai haver um ciclo de recuperação que esperamos que vai durar vários anos. Estamos no início de um ciclo de alta.”
O SEGREDO PARA INVESTIR BEM
“Você precisa colocar o dinheiro em algum lugar. Onde? O mais importante para a maioria das pessoas é investir o dinheiro em um portfolio que seja capaz de manter no longo prazo, sem assumir muito risco e sem precisar dos recursos logo. Ao longo do tempo, as economias crescem, as empresas progridem, e seus títulos se valorizam porque seus lucros crescem. Considerando isso, o mais desejável é estar no mercado no longo prazo, não ficar tirando e colocando o dinheiro o tempo todo.”
EQUILÍBRIO ENTRE RISCO E RETORNO
“Hoje em dia, tem muito do tal do Fomo, fear of missing out [medo de ficar de fora, em inglês]. A maioria das pessoas tem esse medo de perder a onda e acabam se esquecendo do medo de perder dinheiro. Quando muita gente perde esse medo, os ativos sobem, no mercado, e fica difícil achar pechinchas. É muito mais saudável ter um equilíbrio.”
ABORDAGEM ESG
“Nossa abordagem para o ESG não é fazer uma lista das empresas envolvidas em notícias ruins e parar de investir nelas. É muito fácil dizer “Vamos vender por causa do ESG”, mas é difícil ver como essa atitude poderia ajudar o planeta, até porque, quando você vende, outro alguém vem e compra. Achamos que é melhor investir na empresa, influenciar a sua gestão e garantir que ela melhore suas atitudes em relação ao planeta.”