Empresas de cartão querem que novo crediário tome espaço do parcelado sem juros
Abecs, entidade do setor, vem discutindo com o Banco Central um novo modelo para compras financiadas no cartão de crédito
Empresas de cartões querem que o novo crediário, produto que está sendo redesenhado e vai permitir compras parceladas com juros em prazos de pagamento que podem chegar a 60 meses, substitua o parcelado sem juros.
O novo crediário é uma das prioridades da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) para os próximo anos, segundo o presidente da entidade, Giancarlo Greco.
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O objetivo é ter uma implementação mais ampla e padronizada, com todos os emissores, bancos e empresas de maquininhas, afirma o vice-presidente da entidade, Ricardo Vieira.
“Tem custo mais baixo, prazo muito mais longo, é uma excelente opção”, disse ele.
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Débito e crédito
As taxas de juros e prazos do novo crediário para cada cliente vão depender da política de cada banco emissor do cartão, assim como os limites e valores.
Dessa forma, clientes de menor risco tendem a ter taxas menores.
O setor de cartões pode movimentar de R$ 4,05 trilhões a R$ 4,12 trilhões este ano, uma expansão de até 12% ante 2023, prevê a entidade.
O crescimento será puxado pelo cartão de crédito, já que débito tem sofrido a concorrência com o Pix e deve crescer 0,4% neste ano.
Um termômetro da popularidade do parcelado sem juro pode ser observado em uma pesquisa, mencionada no congresso anual da Abecs nesta semana.
O levantamento mostra que 75% dos consumidores já tinham utilizado o parcelado sem juros ao menos uma vez.
Por outro lado, o rotativo é bem menos utilizado, pois 82% das pessoas afirmaram que pagam o valor total da fatura no prazo.
Parcelado sem juros
O saldo de crédito da pessoa física no cartão saltou de R$ 238 bilhões em 2018 para R$ 538 bilhões no final do ano passado, segundo dados do Banco Central.
Desse número de 2023, apenas 25% do volume pagam juros, realidade bem diferente de outros países, onde há proporção do saldo que há incidência de juros é maior.
Nos Estados Unidos, 72% do saldo tem incidência de juros; no Reino Unido, é 52%, e na América do Sul, no Chile, é 66%.
“É fundamental que a gente continue encontrando alternativas para que tenhamos uma base de saldo de operações sem juros cada vez menor. E acreditamos que o crediário pode puxar esse papel”, disse o diretor de cartões e pagamentos digitais do Banco Santander, Rogério Magno Panca.
“No Brasil tem quantidade pequena de clientes que quando pagam juros, pagam juros muito elevados”, disse ele.
Nos EUA e outros países, a taxa é bem mais uniforme.
Transição?
O objetivo do crediário é incentivar o parcelamento com juros no setor de cartões, afirmou o executivo do Santander.
O portador do cartão continua a fazer compras parceladas, em cima do limite de crédito que tem aprovado pelo emissor e com prazos mais longos do que o parcelado sem juros.
Na modalidade sem juros no banco, 90% do volume são de transações com prazo inferior a 12 meses. No crediário, chega a 36 ou a 48 meses.
“Dá um fôlego adicional para o consumidor e para a indústria”, disse Panca.
O crediário já vem sendo oferecido pelos bancos, bandeiras, empresas de maquininhas. Mas desde 2022 vem perdendo espaço.
Por isso, a Abecs resolveu redesenhar o produto na tentativa de torná-lo mais atrativo e padronizado.
Isso ocorre no momento em que se discutem em Brasília mudanças no parcelado sem juros e no rotativo do cartão.
Dentro dos 11 projetos estratégicos da Abecs em 2022, o crediário entrou como um dos mais importantes.
No ano passado, o debate acabou sendo mais focado no parcelamento da fatura, o chamado rotativo, que passou a ter um teto de juros.
Agora, o crediário voltou ser tema principal.
Mapeamento de riscos
A Abecs vai apresentar ao BC no final do mês uma proposta ao Banco Central para melhorar a estrutura de riscos e de garantias de todo o sistema de cartões.
“O objetivo é ver como o risco hoje está distribuído”, disse Greco, argumentando que o setor precisa passar por mudanças estruturais.
Um grupo de trabalho da Abecs tem se reunido quase que diariamente para desenhar esse modelo.
Recentemente, a bandeira Mastercard lançou uma consulta pública para discutir as garantias nos parcelamentos no cartão de crédito.
Com Estadão Conteúdo.